NOTÍCIAS

Porcellis, um especialista em marcar gols

Por onde ele passa, tem gol. Em 2012, jogando pelo Fátima, em Portugal, foram 19 gols em 26 jogos. No ano seguinte, pelo Santa Clara, também em Portugal, ele marcou 21 gols em 45 jogos. Depois, 10 gols em 31 jogos pelo Feirense. E, neste ano, 11 gols em 24 partidas pelo Leixões. Trata-se de Rafael Porcellis, atualmente com 30 anos. Desde as categorias de base, o centroavante carrega a fama de artilheiro. Pois o Passo d'Areia foi palco de muitos desses feitos _ infelizmente contra o Zeca. Nesta quinta, Porcellis, de volta ao Brasil depois de oito anos, foi confirmado como o mais novo reforço do São José para a temporada 2018. Brincadeiras à parte, ele avisa:
"Vim para fazer gols. Preciso devolver alguns dos que eu fiz contra o Zeca nas categorias de base".
Revelado pelo Internacional, Porcellis teve poucas oportunidades no futebol brasileiro. Em 2009, aos 22 anos, o guri de Porto Alegre partiu para uma aventura no futebol europeu. Primeiro, na Suécia. Depois, consagrou-se em Portugal, tendo ainda uma passagem pelo futebol polonês. Desde agosto deste ano, estava no Al Arabi, dos Emirados Árabes Unidos. Agora, tem no São José um novo desafio na carreira.
"Fazia um tempo que eu queria voltar para o Brasil e mostrar o meu futebol. Mais do que isso, eu estava procurando um desafio, um projeto com ambição. Conversei muito com o Jaques e fiquei muito contente com a proposta do São José. É um clube que eu conheço bem, é a minha cidade. Não queria voltar por voltar. Precisava voltar para buscar conquistas, e o São José está neste crescimento, buscando títulos. O torcedor pode esperar uma equipe competitiva e muito focada nos objetivos do clube. Já soube que o Zeca bateu na trave para o acesso à Série C neste ano. Tenho certeza que faremos uma grande preparação, e isso faz diferença", diz o atacante.
Para quem lembra do Porcellis que deixou Porto Alegre na década passada, certamente encontrará um jogador um pouco diferente.
"Estou mais maduro, mudei bastante a forma de compreender o jogo na Europa. A cultura é diferente, você aprende a se adaptar rapidamente a como o jogo se apresenta, às características do adversário. Acho que pode ser um diferencial no Gauchão. Não só para mim, mas para todo o nosso time", afirma.
Porcellis será um dos atletas a serem apresentados na próxima segunda-feira. 

Quem é ele:
Rafael Porcellis de Oliveira

30 anos
Atacante
1m87cm - 81kg
Natural de Porto Alegre
Clubes anteriores: Internacional, Toledo (PR), Brasil de Pelotas, Campinense, Helsinborgs (SUÉ), Varnamo (SUÉ), Fátima (POR), Santa Clara (POR), Braga (POR), Feirense (POR), Zawisza Bydgoszcz (POL), Korona Kielse (POL), União da Madeira (POR), Leixões (POR), Al Arabi (EAU)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA