NOTÍCIAS

A gurizada do Zeca vai cruzar o oceano

Para quem ainda tem na memória a conquista histórica do Mundialito Sub-15 pelo São José, na Bolívia, em janeiro, prepare-se para acompanhar mais um voo dessa gurizada do Zeca. Na próxima segunda-feira, as equipes Sub-14 e Sub-15 do clube embarcam rumo a Madri, na Espanha, onde dispitarão, entre os dias 13 e 16 de abril, a Madrid Youth Cup 2017. Será a estreia do São José no torneio que já teve astros espanhóis como Fernando Torres e Iker Casillas como revelações, e a chance para que o clube chegue à terceira conquista fora do solo brasileiro.
No comando da gurizada, estarão dois professores com histórico de vencedores. Jorge Lopes, atual técnico do Juvenil e campeão do Sul-Americano Sub-11, disputado no Interior de São Paulo, comandará os meninos da Sub-14. Na Sub-15, Rodrigo Santos da Silva, que neste ano já conquistou o Mundialito e o Torneio Cidade de Maravilha, estará novamente à frente desta equipe. Diego Beretta será o preparador físico dos dois times. Ao todo, 47 pessoas, entre atletas, comissão técnica e pais estarão na delegação do São José.
"Levaremos 16 atletas em cada uma das categorias. Alguns estavam na campanha da Bolívia e terão mais essa oportunidade para esses meninos, e também para nós como profissionais, trazermos um aprendizado, troca de culturas e de estilos de jogo", reforça o professor Rodrigo.
ESTILO - As partidas serão disputadas no gramado sintético do Moratalaz, em Madri. Não é à toa que nas últimas semanas os treinamentos com a gurizada tem sido intensos no Passo d'Areia. Faz parte da adaptação. Serão nove clubes participantes do torneio. Na lista, estão, por exemplo, os chineses do Evergrande, que no profissional são comandados por Luiz Felipe Scolari. O FC Diablito, da Coreia do Sul, completa a lista dos asiáticos. O Zeca é o único representante brasileiro. Os demais participantes são os espanhois Getafe, Leganés, Rayo Vallecano, Moratalaz, Sierra Futbol Academy e Lugo Fuenlabrada. A tabela de jogos ainda não foi divulgada, mas Rodrigo já imagina o que encontrará lá.
"O futebol espanhol utiliza muito o posicionamento com duas linhas de marcação e valoriza a questão da troca de passes em evolução. É um jogo muito mais de infiltração por passes do que com o uso dos dribles. É uma cultura diferente que os nossos atletas terão contato. É diferente, por exemplo, da escola sul-americana que enfrentamos na Bolívia", diz.
A delegação embarca às 14 horas de segunda no Aeroporto Salgado Filho. Quem sabe essa gurizada não repete o feito e a recepção festiva da torcida do Zeca no aeroporto?

(Imagem: Divulgação/São José)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA