Renovação do gramado sintético garantirá qualidade de elite no Passo
NOVO GRAMADO SINTÉTICO GARANTIRÁ QUALIDADE DE ELITE AO PASSO D'AREIA
Depois da retirada do gramado sintético usado no Passo d'Areia desde 2019, nas próximas semanas uma nova tecnologia em gramados sintéticos será realidade na Zona Norte. Trata-se Hycork Turf, o gramado sintético híbrido com a maior densidade possível no mercado mundial, produzido pela Sportlink e que será instalado pela empresa ProGrass Gramados Sintéticos, com investimento de R$ 3,8 milhões pelo São José.
"Investimos pensando para a melhor performance dos atletas do São Jose, com a qualidade dos gramados de primeiro mundo", diz o gerente de futebol do São José, Kevin Krieger.
A diferença fundamental, e sobretudo, visual, está no material usado na superfície da grama sintética. Saem as borrachinhas, entram grânulos de cortiça 100% ecológicos e sem qualquer adição de produtos químicos na sua composição, o chamado infill cork, insumo que proporciona ainda a redução na temperatura do campo. A grama também será mais alta do que a atual.
De acordo com o representante da ProGrass, responsável pela instalação, Felipe Correa, os atletas logo sentirão a diferença também na maciez do campo. Logo abaixo do novo gramado, haverá uma manta drenante amortecedora, a chamada Shockpad, feita a base de espuma de polietileno com estrutura celular fechada de baixa densidade, com espessura de 10mm, acrescida de outros 2mm e uma camada de Non-Woven, uma espécie de fibra flexível e resistente.
"A Shockpad efetiva a absorção dos impactos, aumenta a vida útil da grama sintética e tornam o campo ainda mais próximo da realidade de uma grama natural", aponta Correia.
A reforma, iniciada já a partir da retirada do antigo gramado, também inclui melhorias no sistema de drenagem do campo, com o aumento da capacidade de escoamento ao redor do campo de jogo.
O São José é um dos precursores dos pisos sintéticos no futebol brasileiro, com a estreia do primeiro gramado em 2011. Agora, o clube instala a terceira geração e, assim como as anteriores, o novo campo passará por avaliação de qualidade da FIFA. A diferença é que agora, com a nova tecnologia, a homologação será FIFA Quality Pro, hoje disponível no país somente nos estádios do Palmeiras e do Botafogo. O atestado, no entanto, não é obrigatório para as disputas de competições regionais e nacionais. Sendo exigido somente para competições internacionais.
A perspectiva é de que o Zeca precise jogar somente uma partida do Brasileirão Série D em outra sede, com a possível estreia do novo gramado na 5ª rodada da competição.
O NOVO GRAMADO EM CAMADAS
- Grânulos de brita
- Manta asfáltica
- Shockpad especial para absorção de impactos
- Micropartículas de cortiça
- Gramado sintético
CARACTERÍSTICAS DO NOVO SINTÉTICO
_ Maior espessura e altura dos fios.
_ Os fios refletem os raios solares com maior facilidade e reduzem a temperatura no campo.
_ Cores vivas, mais compatíveis com a iluminação esportiva.
_ Estética mais aparente com o gramado natural.
_ O sistema de amortecimento Shockpad, desenvolvidos nos Estados Unidos, é exclusivo deste gramado, e garante efetiva absorção dos impactos.
_ O preenchimento infill cork (grânulos de cortiça) reforça a maciez e o controle térmico do campo, com material 100% orgânico.
NOTÍCIAS