NOTÍCIAS

A tecnologia entra em campo na pré-temporada

A partir desta segunda-feira, a pré-temporada do São José entra em uma etapa essencial para a sequência de jogos de 2018. A novidade que auxiliou a preparação física e a fisiologia na temporada de 2017 está de volta, e com acréscimos. O preparador físico Martinho Inácio comandará os atletas em testes nos equipamentos de ponta do Laboratório de Pesquisa do Exercício, do Grupo de Pesquisa em Teinamento de Força, da Ufrgs. 
"Trabalharemos com equipamentos de alta tecnologia esportiva para obtermos um vasto número de fatores que nos ajudarão a fazer o acompanhamento do rendimento dos atletas ao longo da temporada. Será uma ferramenta muito importante para otimizarmos a rotina de treinamentos e conhecermos exatamente o estágio em que cada jogador está em diversos momentos do ano. Os testes nesse período de pré-temporada são os primeiros de uma série ao longo do ano", explica Martinho.
Os jogadores serão submetidos a avaliação de composição corporal, a testes de consumo máximo de oxigênio (ergoespirometria), dinamometria isocinétina, que é aquele exame de chute na máquina que avalia a conjunção de força, potência e resistência dos jogadores, ultrassonografia, para controle do rendimento muscular, velocidade máxima de sprint e teste de potência muscular.
O controle dos resultados já foi utlizado na temporada que chegou ao fim, em duas etapas. Na pré-temporada e no meio da temporada.
"O foco era mais voltado à prevenção de lesões e fadiga. Agora, os testes também vão ser ferramentas importantes para controle de rendimento físico", explica o fisioterapeuta Vasyl Saciura.
A partir desta segunda, os jogadoes serão divididos em três grupos, revezando-se entre a rotina de testes em parceria com a Ufrgs e os trabalhos em campo.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA