NOTÍCIAS

Agora, todo o foco está na estreia da Série D

Aconteceu na manhã deste sábado o último teste do São José antes da estreia no Brasileiro Série D, que acontece daqui uma semana. Jogando no Estádio Centenário, a equipe do técnico Rafael Jaques acabou derrotada por 2 a 1 pelo Caxias, que também disputará a competição nacional. O resultado negativo, porém, pouco preocupa a todos no Passo.
"O importante era observarmos a equipe e a evolução da organização do time. E foi bastante satisfatória. Ainda temos agora uma semana para trabalhar antes da estreia contra o Brusque", diz o técnico.
Em uma partida marcada pelo primeiro tempo alucinante, com muita movimentação dos dois lados, o São José foi superior na maior parte do tempo _ e crou o maior número de oportunidades de gol _, mas acabou penalizado por lances isolados. O primeiro deles, logo aos 6 minutos de partida. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola pipocou na área e Júnior Alves marcou na sobra, abrindo o placar para a equipe da Serra. 
A partir deste lance, a reação do Zeca foi intensa. Três minutos depois, após jogada de Alexandre, Márcio Jonatan chegou a marcar, mas estava impedido. Aos 13, Kelvin fez jogada brilhante pela esquerda. Livrou-se dos marcadores e entrou na área. Depois de mais um drible no zagueiro, chutou com efeito, cruzado, mas a bola, depois de vencer o goleiro, encontrou a trave. 
No entanto, aconteciam respostas do Caxias. Aos 15, após uma bobeira da defesa, o atacante grená chutou sobre o gol. Dois minutos depois, Fábio fez grande defesa.
Naturalmente, o ritmo da partida reduziu após os 30 minutos, mas nem tanto. Aos 31, Matheusinho acertou a cabeçada, que passou muito perto. Aos 33, em novo passe milimétrico de Felipe Guedes para Márcio Jonatan, o atacante conseguiu tomar a frente dos zagueiros e foi derrubado: pênalti. O goleiro/artilheiro Fábio cobrou sem qualquer chance de defesa para o goleiro: 1 a 1.
Mesmo após o gol, a vocação ofensiva do Zeca pesou. O time foi para cima. No último minuto da primeira etapa, Felipe Guedes chutou forte, o goleiro espalmou para frente e Márcio Jonatan concluiu. A defesa copnseguiu salvar.
"Nossa organização ofensiva está funcionando. Também não permitimos que o adversário criasse quase nada após os primeiros 15 minutos. Tivemos muitas oportunidades de marcar, não fizemos, mas estamos criando, e isso é positivo. Estamos acertando o gol. Se o goleiro pega, ou dá na trave, eventualmente, é do jogo", avalia Jaques.
É que, logo no primerio minuto da segunda etapa, após grande combinação de Janderson, que havia entrado no intervalo e do lateral Romano, a bola se ofereceu na medida para Felipe Guedes soltar o canudo da entrada da área. A bola estourou no goleiro, que fez um mlagre. Aos 7 minutos, Romano, que também estreava e parecia estar no Zeca há anos, invertou o lado para surpreender a marcação. Conseguiu. Surgiu livre de marcação e experimentou de fora da área. O goleiro salvou no ângulo.
O Caxias não tinha reação, e novamente, aos 12 minutos, Romano apareceu na frente. Serviu Canhoto, que havia entrado no intervalo. O garoto teve a tranquilidade para driblar o goleiro e concluir. Aí foi o zagueiro quem se jogou e salvou na linha do gol.
"O rendimento dos novos jogadores, que ainda não tinham atuado com a equipe, que eram os casos do Romano, Ben Hur e Janderson, foi muito bom, como já havia sido e se repetiu, do Alexandre. Agora é só aprimorarmos ainda mais o entrosamento deles com orestante do time", afirma o treinador.
Na metade do segundo tempo, ele já havia conseguido observar o que precisava sobre o time considerado principal. Houve trocas em todas as posições. E aí, a partir dos 25 minutos da etapa final, quem passou a ficar com a bola foi o Caxias. Depois de uma blitz, o segundo gol dos donos da casa aconteceu aos 28 minutos, com Túlio Renan. Outra vez, não foi uma jogada que tenha envolvido a marcação do Zeca. Foi resultado de uma cobrança lateral que foi parar no meio da área.
"Estávamos com boa parte do time formada por garotos neste trecho do segundo tempo. Eles buscaram o jogo, concluíram e tentaram uma reação. É importante fazermos eles sentirem o ritmo de competição", diz Jaques.
O grupo de jogadores se reapresenta na manhã de segunda e começa a reta final de preparação para encarar o Brusque, no Passo, na tarde do próximo sábado.

Confere a Galeria de Fotos da partida

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA