NOTÍCIAS

Artilheiro Luiz Eduardo volta com gol, garante vitória e liderança

O São José é líder do Grupo B do Gauchão após duas rodadas do segundo turno. Uma iderança confirmada com vitória sobre o Juventude na tarde deste sábado, jogando em Caxias do Sul. A partida marcou o reencontro do artilheiro Luiz Eduardo, que começa a entrar no time após longo tratamento de uma lesão do pé, com os gols. Foi dele o gol, aos 36 minutos do segundo tempo, que garantiu o 1 a 0 para o Zeca.
"Todo mundo sabe a dificuldade que eu enfrentei, mas com o apoio do grupo, do departamento médico do São José e da minha família, voltar e marcar um gol não é importante só para mim, mas para todo o grupo. Foi uma vitória muito importante", vibrou o centroavante após a partida.
E não foi qualquer vitória. O Zeca encarava um adversário que dependia de um resultado positivo para se afastar da ponta de baixo da tabela, e a equipe comandada por Everton Vanoni soube neutralizar o ímpeto dos donos da casa.
Logo aos 5 minutos, Gustavo Xuxa recebeu fora da área e chutou cruzado para o goleiro fazer grande defesa. Esta seria a melhor oportunidade de gol da primeira metade do jogo. O Juventude tentava esboçar uma pressão, mas esbarrava no compactado sistema defensivo do São José. Eles conseguiram chegar com perigo somente aos 33 minutos, em uma cabeçada sobre o gol após cobrança de escanteio, enquanto o Zeca, com a velocidade de Thayllon, Matheusinho e Gustavo Xuxa infernizava a defesa local.
Foi assim aos 39, quando Matheusinho rolou para Gustavo Xuxa ser barrado pelo zagueiro no momento em que concluiria para o gol, e também aos 41, quando Matheusinho passou batido pelo zagueiro, mas errou no arremate.
Pelo outro lado Thayllon só foi parado com uma gravata pelo seu marcador aos 45 minutos de jogo.
"No segundo tempo, conseguimos encaixar um pouco melhor a marcação e aproveitar os espaços que a equipe deles começou a deixar. Nunca abrimos mão de propor o jogo, mesmo com cuidados defensivos redobrados. Abrimos o campo, e deu certo", disse, ao final do jogo, o técnico interino Everton Vanoni.
É que na volta para o segundo tempo, o Juventude tentou pressionar com mais intensidade, com a bola rondando a área do goleiro Fábio. Aos poucos, porém, a marcação do Zeca voltou a adiantar, e as oportunidades voltaram a aparecer.
Primeiro, aos 10 minutos, Thayllon apareceu cara a cara com o goleiro, mas perdeu a dividida com ele.  Aos 17, novamente Thayllon criaria grande oportunidade para marcar, deixando o seu marcador para trás, e acabou parado com uma agressão. Era o mesmo marcador que havia lhe dado uma gravata ao ser driblado no final do primeiro tempo.  Levou amarelo pelo lance na primera etapa. No segundo, foi expulso.
Os espaços continuaram aparecendo e, aos 26, por muito pouco Thayllon não marcou ao tentar dominar a bola dentro da área, mas, antes de se livrar do goleiro, acabou perdendo o domínio. 
A vantagem numérica em campo fez com que Vanoni ousasse ainda mais na busca pela vitória. Aos 26, foram duas trocas. Entraram Luiz Eduardo e Crystopher nos lugares de Mathesinho e Diguinho. Resultado: o Zeca voltava a ter o artilheiro da Série C, e costumeiro algoz do Juventude em campo.
Depois, Rafael Tavares também deu lugar a Alexandre. E o gol começou a amadurecer aos 34 minutos, quando Crystopher chutou de longe e quase marcou. Dois minutos depois, o mesmo Crystppher arrancou com bola dominada do campo de defesa e, próximo da área, rolou na medida para Luiz Eduardo. O matador esperou a saída do goleiro para tocar com categoria para o gol: 1 a 0.
O Juventudo ainda levaria perigo as 40 minutos, com um chute a gol que passou para fora. O último fio de esperança dos donos casa desabou aos 43 minutos da etapa final. Luiz Eduardo apareceria outra vez sozinho na cara do gol, mas acabou derrubado pelo zagueiro, que foi expulso.
Com dois jogadores a mais, o Zeca administrou o resultado nos minutos finais.
"Foi uma vitória essencial para nos dar mais tranquilidade antes de uma sequência de jogos pesados que vamos ter", diz Everton Vanoni.
Com o resultado, o Zeca vai a 6 pontos, na liderança do grupo neste segundo turno. Na classificação geral, o São José chega a 11 pontos, e fecha o sábado com a quarta melhor campanha do estadual.
A equipe volta a campo na quarta, às 21h30min, para enfrentar o Atlético-GO na história primeira partda da terceira fase da Copa do Brasil, em Goiânia.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA