Não foi exatamente como se esperava a jornada da gurizada do Sub-15 e Sub-17 em Pelotas neste sábado, em dois enfrentamentos com o Progresso na reta final do Gauchão das duas categorias. Se, de um lado, o time Infantil empatou em 0 a 0 e garantiu matematicamente o segundo lugar na chave e, e alguma vantagem na formulação da tabela da segunda fase do estadual, de outro, o time Juvenil acabou superado, com uma goleada por 4 a 1, pelos atuais campeões gaúchos. E agora precisarão, além de rendimento muito positivo nas duas partidas que restam na primeira fase do Gauchão, ter os olhos voltados para a calculadora.
"Foi um dia em que tudo deu certo para eles e nada para nós. Não posso reclamar do empenho do time. Tivemos algumas falhas, mas foi uma jornada ruim mesmo. Vamos trabalhar muito focados nos próximos dias, é o que nos resta", resume o treinador Jorge Lopes.
É que, com a derrota, o Zeca saiu da zona de classificação à segunda fase. Foi superado nos critérios de desempate pelo Brasil de Pelotas. O problema é que o time pelotense _ adversário direto por um lugar na sequência do Gauchão _ ainda fará um jogo nesta fase, em casa, e justamente contra o lanterna Sesc, que perdeu todos os seus jogos na competição. Significa que o Brasil poderá chegar a 12 pontos. Neste caso, para ficar com a classificação, a projeção no São José é fazer pelo menos quatro pontos nas duas próximas partidas _ tem um jogo a menos que o Brasil _, ou se fizer três pontos e igualar a pontuação, será preciso fazer a diferença no saldo de gols, que atualmente é de um gol de vantagem aos pelotenses. Na próxima terça, o Zeca enfrenta o Internacional na Morada dos Quero-Queros. No próximo sábado, encerra a primeira fase enfrentando o Ivoti no Passo d'Areia.
Jogando no CT Rubro-Negro, o São José entrou em campo disposto a se firmar na competição, mas aí sofreu o revés. O Progresso estava preparado para esse tipo de jogo. Em dois rápidos contra-ataques, fizeram logo 2 a 0 nos primeiros minutos de partida. O placar foi ampliado ainda na primeira etapa, em uma cobrança de escanteio. A esperança de uma melhor sorte veio nos minutos finais da primeira etapa, quando Felipe marcou o único gol do São José. Mas não teve jeito, o Progresso voltou a ampliar no começo da segunda etapa e determinou o 4 a 1.
CLASSIFICADOS - Na preliminar da tarde de sábado, as notícias foram bem mais positivas para o São José. Já garantido na segunda fase do Gauchão, o técnico Rodrigo Santos da Silva, do Infantil, aproveitou para dar oportunidades a alguns atletas que não vinham atuando. E gostou do que viu.
"A gurizada foi muito bem. Era um jogo muito importante para o time da casa, que tentou partir para cima, mas o nosso time se portou muito bem, controlou a bola e ainda criou oportunidades. Saio daqui com muito boas opções para o nosso time. Vamos fortalecidos para a próxima fase do Gauchão", garante o treinador.
O Zeca chegou a 17 pontos. Assegurou a segunda colocação. Está quatro atrás do Internacional, e ainda pode, matematicamente, chegar à liderança da chave na primeira fase. Tudo dependerá do confronto direto, às 13h desta terça, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. Serão dois clássicos para fechar a fase no Sub-15. Depois de encarar o Internacional, no sábado o Zeca enfrenta o Cruzeiro no Passo d'Areia na tarde do próximo sábado.