NOTÍCIAS

Com gol do sino e vitória nos pênaltis, Gurizada do Zeca avança no Gauchão

Quando acontece um "gol do sino", o Zeca desperta em campo. É sempre assim. Na tarde deste sábado, não foi diferente. A Gurizada do Zeca perdia por 3 a 1 para o Novo Hamburgo na partida decisiva pelas oitavas de final do Gauchão Sub-20 quando o atacante João Pedro foi agarrado na área e o árbitro marcou pênalti. Enquanto o volante inglês Zorro carregava a bola até a marca do pênalti, o sino da igreja Santa Maria Goretti soou. Era o sinal para uma tarde histórica no Passo.
Eram 37 minutos do segundo tempo, Zorro cobrou a penalidade e marcou. O São José buscou o empate aos 51 minutos, com Kleberson de cabeça. O capitão Luis Rodrigo havia marcado o primeiro gol do Zeca, na etapa inicial. A definição da vaga foi para os pênaltis, aí o goleirão Arthur Moura brilhou. Defendeu duas cobranças. Com os acertos de Zorro, Denner, Hannyel e Luis Rodrigo, o São José fez 4 a 3 no Novo Hamburgo e garantiu seu lugar entre os oito melhores times do estado no Sub-20.
"Esta partida nos deixa de lição a necessidade de termos atenção o tempo todo, especialmente nas bolas paradas, que decidem muitos jogos nessa categoria. Mesmo treinando este aspecto incansavelmente durante a semana, erramos e o adversário aproveitou. Mas, acima de tudo, esta partida, com toda a entrega dos jogadores, cria uma casca nesses meninos que ninguém vai tirar deles. É amadurecimento para as carreiras de cada um deles", disse o técnico Manu Corrêa emocionado no final da partida.
É que os corações realmente precisaram ser fortes neste sábado no Passo d'Areia. Desde os primeiros movimentos, o jogo se apresentou com a mesma formatação do primeiro confronto. O São José atacava, o Novo Hamburgo se defendia e tinha o contra-ataque como uma aposta. Foi em um deles que, aos 6 minutos, que os visitantes tiveram um escanteio a seu favor. Na cobrança, a bola desviou em dois jogadores antes de entrar no gol que abriu o placar para o Novo Hamburgo.
Restava ao Zeca pressionar, e deu resultado. Aos 22 minutos, também em cobrança de escanteio, Luis Rodrigo estava atento na segunda trave para chutar sem chance de defesa para o goleiro: 1 a 1.
Mas nem deu tempo da equipe comandada por Manu Corrêa dar as cartas da partida. Aos 24, em nova cobrança de escanteio, o Novo Hamburgo voltou a ficar a frente no placar. Na segunda etapa, novamente era o Zeca que pressionava, mas quem conseguia ser eficaz eram os visitantes. Foi assim aos 9 minutos. Em um contra-ataque, o Novo Hamburgo fez o 3 a 1.
Parecia estar tudo perdido, e a insistência do São José poucas vezes resultava em lances mais perigosos na área do Novo Hamburgo. Até que em um levantamento, o centroavante João Pedro foi abraçado pelo zagueiro. O árbitro percebeu e marcou o pênalti. Aí entrou em campo o sino. Coube a Zorro marcar o seu nome nesta curiosa história do clube e iniciar uma reação. Cobrou e diminuiu para 3 a 2 a vantagem do Novo Hamburgo.
A pressão só aumentou de intensidade e, aos 51 minutos, em um cruzamento para a pequena área, Hannyel desviou e Kleberson foi oportunista na segunda trave para cabecear para a rede: 3 a 3 e a explosão da arquibancada do Passo. Era o clima necessário para as cobranças de pênalti.
Quem começou cobrando foi o Novo Hamburgo, com acerto. Deryck fez a primeira cobrança do Zeca, e o goleiro acabou defendendo. Então o goleiro Arthur Moura defendeu a segunda cobrança, e voltou a trazer para o Zeca a vantagem emocional do jogo. Zorro cobrou e fez. Denner e Hannyel também. Quando o goleiro do Novo Hamburgo foi para a cobrança, Arthur Moura voou para fazer mais uma grande defesa. Restou a Luis Rodrigo definir a vitória do São José na última cobrança.
O São José agora enfrentará o Três Passos nas quartas de final do Gauchão Sub-20, com o primeiro jogo no interior e a definição da vaga às semifinais no Passo.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA