NOTÍCIAS

Com gol no final, o Zeca acaba derrotado em Criciúma

Tem noites em que os deuses do futebol castigam, e a vitória que parece tão próxima escapa em um lance. Foi assim nesta segunda no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina. Depois de sair atrás no placar e buscar a igualdade no primeiro tempo, o São José foi superior durante todo o segundo tempo, teve as oportunidades para a virada, mas não marcou. O Criciúma, aos 39 minutos, foi eficiente e marcou o 2 a 1 que deu números finais ao resultado do jogo. 
Com a derrota, o Zeca para nos 11 pontos na tabela e mantém o oitavo lugar após a 11ª rodada, dois pontos a frente da zona de rebaixamento e agora, a nove da zona de classificação.
"Este vai ser um jogo que deixará de aprendizado a necessidade do time de acreditar mais, e acreditar sempre. Antes do jogo nós falávamos que conseguiríamos ter a bola e sermos superiores ao adversário, e que as oportunidades apareceriam. Infelizmente, não tivemos a felicidade nas finalizações. Hoje, posso dizer que perdemos três pontos. Deixamos escapar, e isso não pode mais acontecer", disse o técnico Pingo ao final da partida.
Os números da partida dão razão para Pingo. Depois de um começo de jogo bastante equilibrado e praticamente sem chutes a gol, até que, aos 30 minutos, Silvinho aproveitou a indecisão da defesa do Zeca e chutou na saída de Fábio para abrir o placar para o Criciúma.
O gol era o que faltava para que o São José, que tinha a posse de bola, ganhasse o volume de jogo necessário para buscar o resultado. Aos 39, Gabriel Lima foi derrubado na intermediária. Ele mesmo cobrou a falta, com um chute forte, rasteiro e no canto, o goleiro não segurou e Jadson apareceu para completar no rebote e empatar a partida: 1 a 1.
E a virada poderia ter acontecido ainda na primeira metade do jogo. Aos 43, Everton Bala chutou forte da entrada da área e o goleiro espalmou. Dois minutos depois, outra vez Bala bateu cruzado e a bola passou muito perto, ao lado do gol.
No intervalo, o técnico Pingo fez a primeira troca. Marcelo, sentindo lesão, deu lugar a Leônidas, que passou a cumprir a tarefa de lateral, mas também aparecendo no meio de campo para tabelar com Gabriel Lima, Crystopher e Mazola. E isso resultou em muito mais perigo e controle da bola pelo Zeca.
Logo aos 6 minutos, Everton Bala recebeu de Mazola, deu um drible desconcertante no zagueiro e chutou cruzado. O goleiro espalmou e, na sobra, Crystopher chutou sobre o gol. Aos 20, foi Crystopher quem serviu para Mazola, que acabou chegando junto com o goleiro na bola. O Criciúma respondeu no mesmo minuto, e Fábio fez uma defesa espetacular.
O jogo ficou aberto, e quem levava perigo era o Zeca. Aos 21, Gabriel Lima driblou os marcadores e chutou de fora para a defesa do goleiro. Aos 34, Mazola serviu Crystopher e ele chutou cruzado para nova grande defesa do goleiro.
O ritmo alucinante do jogo deixava marcas. Mazola e Cláudio Maradona, desgastados, deram lugar a Bruno Mota e Luiz Eduardo, enquanto na defesa, Pablo saiu para a entrada de Thiago. Mas o Pingo não teve nem tempo de reorganizar a equipe com os dois centroavantes. Aos 39 minutos, em uma bola cruzada para a área, Silvinho pegou a sobra e chutou no canto para fazer 2 a 1 para os donos da casa.
Maxi Rodriguez ainda entrou nos minutos finais no lugar de Lissandro, em uma última tentativa de retomar a pressão e chegar ao empate, mas à essa altura do Criciúma estava recuado em seu campo defensivo e os espaços desapareceram. A derrota era inevitável.
"Sofrer um gol no final do jogo foi determinante. Não tivemos tempo para reagir. Hoje nossa equipe jogou com a bola, esteve com a postura e a forma de jogar que eu gosto. Ainda temos que fazer alguns ajustes, especialmente nas bolas cruzadas para a área, mas trabalharemos ao longo da semana e seguiremos acreditando", avisa o técnico Pingo.
Ele que deverá ser desfalque contra o Ituano no próximo sábado, no interior paulista. Depois de encerrada a partida, Pingo foi expulso pela arbitragem. Minutos antes, Cláudio Maradona também levou o cartão vermelho quando estava no banco de reservas, já substituído.

Imagem: Celso da Luz/Criciúma EC

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA