NOTÍCIAS

Com tudo igual, vaga será decidida fora de casa

Os números não mentem. Quem observasse a tabela do Brasileiro Série D veria que apenas dois pontos separavam o São José do São Bernardo na classificação geral da competição até que os dois times se enfrentassem nesta fase de oitavas de finais. O desempenho, em gols marcados e sofridos, dos dois times também demonstrava equilíbrio. Pois quando a bola rolou no Estádio Passo d'Areia na tarde deste sábado, o equilíbrio transferiu-se para o campo. Se o Zeca tinha a maior iniciativa de jogo, a organização defensiva da equipe paulista compensava. Dessa forma, o primeiro confronto terminou 0 a 0 e a decisão da vaga fica transferida para São Bernardo, no próximo sábado. Lá, o São José terá a seu favor dois resultados para passar adiante na Série D: a vitória ou um empate. Se for com gols, garante a vaga. Se for em 0 a 0, a decisão irá para os pênaltis.
"A equipe foi bem pela entrega, pelo empenho e por não ter sofrido gols. A vitória seria boa, mas foi um grande resultado para nós, também. Em uma partida com muito poucos espaços para criação, contra um adversário bastante compactado, tivemos a insistência, mas nos faltou encontrar os espaços com maior velocidade e a finalização", diz o técnico China Balbino.
Logo nos primeiros movimentos do jogo, o São José projetou-se para o campo ofensivo, mas não aconteceu uma pressão intensa. Diante de um bloqueio defensivo do São Bernardo, os meias tentavam circular a bola para encontrar espaços e infiltrar as jogadas pela área adversária. E tentativas para isso não faltaram. Aos 29 minutos, o espaço apareceu e houve troca de passes entre Fidélis, Luiz Felipe e Diego Torres, que apareceu na linha de fundo e botou a bola na medida para a cabeça de Flávio Torres. Ele testou para o gol, mas o goleiro estava atento e segurou firme.
BLOQUEIO - Aos poucos o meio de campo do Zeca começou a criar os espaços para partir em velocidade, a partir de bolas roubadas nas poucas vezes em que os visitantes ousavam passar para o campo ofensivo. Clayton era o mais destacado dos meias, e em pelo menos outras duas oportunidades, ele encontrou Flávio Torres e Rafinha em jogadas de infiltração. Eles conseguiram a vitória pessoal sobre os zagueiros adversários, mas não conseguiram a conclusão. O jeito era arriscar também nas jogadas de bola parada. Houve uma sucessão de escanteios e, aos 41 minutos, Claudinho teve a melhor oportunidade. Apanhou a sobra de primeira, mas a bola acabou chegando sem força para a defesa do goleiro.
Na segunda etapa, o São Bernardo até arriscou um pouco mais, proporcionando espaços para o jogo característico do São José. Logo aos 5 minutos, Clayton conduziu a bola desde a intermediária e arriscou da entrada da área. O goleiro espalmou para frente, e por pouco o Zeca não marcou no rebote. O próprio Clayton criou grande oportunidade dois minutos depois, fazendo fila na defesa adversária e cruzando rasteira para nenhum pé colocar para dentro. 
INSISTÊNCIA - Essa ameaça fez com que o São Bernardo novamente se retraísse. E aí o técnico China Balbino iniciou as mudanças para furar aquele bloqueio. Entraram Kelvin, Mateus Totô e Paulinho, com as saídas de Flávio Torres, Diego Torres e Felipe Guedes. De fato, a presença do Zeca no campo de ataque ficou ainda mais marcante. Aos 28, Kelvin fez jogada individual e chutou rasteiro de fora da área. Ela passou perto.
Pelo lado, Paulinho ganhava em velocidade do seu marcador e por duas vezes teve a chance, mas concluiu sem força. 
O jogo terminou sem gols. Algo que, para o meia Clayton, não é nenhum motivo para preocupação:
"Sabíamos da importância de não sofrer gols em casa e estamos prontos para não sofrermos lá também. O nosso ataque é leve e acredito que lá vamos conseguir encontrar os espaços que não apareceram aqui".
Se em São Bernardo é possível esperar um rival com outra postura, o técnico China Balbino não arrisca.
"Pelo que observamos da equipe do São Bernardo, eles jogam dessa forma, compactados, dentro e fora de casa. Vamos treinar forte nessa semana para encontrarmos alternativas para furar esse bloqueio", diz.
O Zeca volta aos treinos nesta segunda-feira, às 15h, no Passo d'Areia.

(Imagem: Pablo Nunes/Guia Futebol RS)

FICHA DO JOGO: São José 0x0 São Bernardo

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA