NOTÍCIAS

Com vitória no final, Zeca está nas semi da Copa Sub-19

Foi preciso usar, literalmente, os 90 minutos do quinto e último confronto entre São José e 12 Horas para que o Zeca finalmente eliminasse o time da zona leste de Porto Alegre e avançasse às semifinais da Copa FGF Sub-19, na tarde desta terça-feira. O atacante Luan, com um gol aos 44 minutos do segundo tempo, garantiu o 2 a 1 e a vaga para o São José, que mantém a invencibilidade e a melhor campanha da competição. Por isso, na tarde de sexta, a primeira partida semifinal acontecerá em Pelotas, casa do Brasil, que também avançou na Copa. A definição de um lugar na final está marcada para a próxima segunda, no Passo d'Areia.
Assim como já acontecera nos quatro jogos anteriores entre os dois times que se enfrentavam na partida decisiva pelas quartas-de-final, a iniciativa, desde o começo, foi do São José, mas do outro lado estava uma equipe aguerrida e dedicada na marcação. Nos primeiros minutos, os espaços em campo estavam raros, e as jogadas ríspidas se repetiam. Na primeria partida das quartas-de-final, um empate em 0 a 0 dava aos visitantes a possibilidade de jogarem como franco-atiradores, literalmente, por um gol. Mas o Zeca não parou com a insistência e, aos 27 minutos, o atacante Tcharles cobrou pênalti com alta qualidade, botando a equipe comandada por João Pedro Kaerfer Lock na frente no placar. A penalidade foi marcada após a cabeçada do zagueiro Douglas, em uma cobrança de escanteio, com o zagueiro tendo botado a mão na bola.
Após o gol, os espaços apareceram. O próprio Tcharles teve nova oportunidade, que foi mal concluída. Na sequência, o centroavante Gegê recebeu bola açucarada na entrada da grande área, mas, ao invés de concluir, tentou servir ao atacante Wandinho. A jogada não deu em nada.
Na segunda etapa, o fato do placar já garantir a vaga nas semifinais não fez com que a partida ficasse sob controle do Zeca. Enquanto a equipe seguia pressionando, as saídas ofensivas do 12 Horas cada vez amadureciam mais. No campo ofensivo, mais uma vez o São José abusou do desperdício de oportunidades. E foi punido.
Primeiro, em um passe perfeito de Crystopher, no pé de Tcharles, o contra-ataque perfeito foi encaixado. Eram quatro atacantes contra dois defensores. Tcharles conduziu até o fundo e serviu para o atacante Luan, que havia entrado no lugar de Gegê, Sozinho, ele acabou chutando por cima do gol. No minuto seguinte, aos 17, uma jogada tramada pelo ataque do 12 Horas terminou com uma conclusão precisa de fora da área, sem chances de defesa para o goleiro Giovane: 1 a 1.
O placar representava a eliminação do Zeca, e acabou transformando o jogo. O que era um plano de jogo, com controle da posse de bola e busca de espaços pelo ataque do São José, se tornou ataque incisivo, com uma boa dose de nervosismo. Foram pelo menos quatro cruzamentos em jogadas perigosas até que, aos 44 minutos, o lateral Artur, que havia entrado em campo no segundo tempo, ergueu bola fechada na área. Ela passou pelo goleiro, mas também passou, desviada, pelo zagueiro Douglas, que era o alvo. Mas era o dia da classificação do São José. Luan apareceu no segundo pau para completar com o pé para o fundo da rede a vitória por 2 a 1.
"Foi mais um jogo extremamente duro e complicado para nós. Sabíamos que essa característica de buscar o contato e ter qualidade com a posse de bola desse time do 12 Horas. Nosso time teve atitude do início ao fim, por isso buscou essa classificação", classifica João Pedro.
Entre os cinco confrontos com o 12 Horas, foram três vitórias do São José e dois empates.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA