Era metade do segundo tempo no clássico entre São José e Grêmio pelo Gauchão Sub-20 no último sábado quando o técnico Rafael Jaques chamou aquele menino que parecia franzino para encarar um jogo que, naquele momento, fervia. Mas que nada. Stuart, 18 anos, entrou e não fugiu das divididas. Sofreu algumas faltas, é verdade. Mas fez um estrago no lado direito da defesa gremista e foi um dos pontos fortes na excelente equipe de Juniores do Zeca que segurou o 1 a 0 naquela segunda etapa. Trazido ao clube pouco depois da Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição em que foi escolhido como um dos principais destaques atuando pelo modesto Real Noroeste, do Espírito Santo, Stuart é uma aposta do São José. Ele vinha treinando entre os profissionais e os juniores desde o início da temporada e no sábado participou de sua primeira partida oficial.
"Fico muito feliz em jogar e mostrar o meu futebol. É mais uma oportunidade que eu vou agarrar para crescer ainda mais", vibra o guri.
EXPERIÊNCIA - Meia-atacante de habilidade e muita velocidade, Stuart é natural de Linhares e ainda muito jovem passou por uma experiência no futebol paulista. Jogou nas categorias de base do Santos, Bragantino e Mogi-Mirim, mas acabou voltando à terra natal, onde deu os primeiros passos no futebol pelo pequeno Coruja Azul. Dessa vez, reforçou a base do Real Noroeste. Participou das competições Sub-20 pelo clube local e logo chamou a atenção de clubes de fora. Recebeu o convite e atuou, no ano passado, pelo Sport, na Copa Espírito Santo.
De volta ao Real, mesmo com apenas 18 anos, virou jogador-chave no plantel profissional do time. Retornou ao grupo de Juniores e aí decolou.
OPORTUNIDADE - "Eu me destaquei muito na estreia contra o Fluminense. Nosso time não era muito forte, mas era a oportunidade para ser visto. Fomos eliminados na primeira fase, mas eu mantive o a média nos outros dois jogos e as propostas surgiram", conta o jogador.
Foi cogitado por clubes como Fluminense, Internacional, Grêmio e outros grandes do futebol brasileiro. E o São José levou acabou sendo o destino para o guri que sonha alto:
"Eu acho que tenho o mesmo estilo do Philippe Coutinho e do Neymar. Sou fã deles. Meu sonho é um dia ser campeão da Champions e ganhar a Bola de Ouro. Eu sei que um dia vou ser o melhor do mundo, porque vou trabalhar muito para isso".
E os primeiros passos serão pelo Zeca. Stuart está à disposição do técnico para a partida da próxima quarta, contra o Aimoré, pelo Gauchão Sub-20.