NOTÍCIAS

Em jogo de arbitragem polêmica, Zeca é eliminado do Gauchão

Durante pouco mais de 45 minutos, o São José esteve com a classificação às semifinais do Gauchão garantida na noite desta quarta, no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Com dois gols no começo da segunda etapa, no entanto, o São Luiz conseguiu virar o jogo para 2 a 1 e eliminar o Zeca nas quartas-de-final da competição. Mas não foi uma partida normal. A participação da arbitragem, comandada por Anderson Farias, foi determinante no resultado.
Foram três erros com influência direta no placar. Primeiro, aos 10 minutos de partida, quando o São José já vencia por 1 a 0, o zagueiro da casa tocou com a mão na bola dentro da área, mas nada foi marcado. Aos 7 minutos da etapa final, ainda com o Zeca à frente do marcador, o arbitragem assinalou pênalti para o São Luiz em lance de impedimento e sem qualquer contato do defensor com o atacante. Na cobrança, MIkael empatou o jogo. Já aos 49 do segundo tempo, quando o São Luiz vencia por 2 a 1, Márcio Jonatan foi derrubado pelo zagueiro na área, mas a arbitragem ignorou o lance, que terminou com uma luxação no ombro do atacante. O empate naquele momento garantiria o São José entre os quatro melhores do Gauchão.
Com uma postura defensiva agressiva, o São José não permitiu que os donos da casa exercessem uma pressão tão forte no começo do jogo, e acabou surpreendendo. Aos 5 minutos, Matheusinho, em contra-ataque, concluiu com força e o goleiro espalmou para fora. Na cobrança de Rafael Tavares rasteira para a pequena área, os zagueiros se complicaram e Rafael Goiano desviou para o gol: 1 a 0.
O gol fez com que o São Luiz partisse para cima e deixasse espaços preciosos para o contra-ataque, que Matheusinho estava aproveitando com maestria. Aos 22, ele arrancou e deixou dois zagueiros para trás. Rolou no pé de Rafael Tavares, que dominou e tentou concluir tirando do goleiro. Mas ele defendeu o que seria uma oportunidade clara de gol.
Na volta para o segundo tempo, com o atacante Tiago Pará com um cartão amarelo, o técnico Rafael Jaques fez a primeira mudança. Entrou Marcelo na lateral-esquerda e Dudu Mandai passaria a cumprir função mais adiantada. Mas nem deu tempo para conferir o resultado da mudança. Aos 7 minutos, aconteceu o lance que mudou o jogo, com interferência direta da arbitragem. Pênalti que, por muito pouco, Fábio não defendeu, e o placar foi empatado.

GALERIA DE IMAGENS

O empate com gols ainda dava a vaga ao Zeca. E aí, a pressão tornou-se insuportável. Mais uma vez, Fábio brilhou. Ele salvou com defesas espetaculares quatro conclusões em cruzamentos para a área, mas aos 13 minutos, a bola pipocou na área e o atacante do São Luiz foi mais rápido que os zagueiros. Botou para o gol: 2 a 1 para o São Luiz.
Não restava outra alternativa senão buscar a igualdade no placar outra vez. Aos 18, Éverton Júnior substituiu Dudu Mandai , aos 26, Crystopher entrou no lugar de Samuel. O Zeca passou a jogar dentro do campo do São Luiz. Aos 29, Rafael Tavares achou Márcio Jonatan com  liberdade na área, mas ele errou o chute na conclusão. No minuto seguinte, o próprio Tavares tentou a conclusão de fora da área e o goleiro defendeu.
O jogo já estava nos acréscimos e o lance que poderia defini-lo aconteceu. Mais uma vez, chamou mais atenção a decisão do árbitro, ao não marcar penalidade máxima em Márcio Jonatan, derrubado na área pelo zagueiro.
“Infelizmente, o pênalti mudou todo o jogo, deixou nossa equipe intranquila e foi, sim, fator fundamental no jogo. O São Luiz não precisava disso. Tem um bom time, com jogadores experientes, que poderiam ter conseguido os gols que precisavam, porque era um confronto equilibrado até o lance do pênalti”, lamentou, ao final da partida, o técnico Rafael Jaques.
Para o vice-presidente de futebol do São José, Milton Machado, a atuação da arbitragem foi desanimadora.
“São coisas como essas que nos fazem repensar o investimento em futebol, se vale à pena mesmo. Fomos claramente prejudicados. As opiniões de que não houve pênalti para o São Luiz e de que nosso jogador foi derrubado na área são quase unânimes entre os analistas. É lamentável perdermos uma classificação dessa forma”, criticou.
Resta agora um mês até a estreia no Brasileiro Série C, diante da Tombense, no interior de Minas Gerais. Conforme Machado, o clube já está no mercado em busca de peças para reforçar o grupo de jogadores.
“Buscaremos entre quatro e cinco jogadores importantes para qualificar nosso plantel. A Série C agora é o nosso foco e o objetivo é jogarmos para subir para a B”, garante.

FICHA DO JOGO: São Luiz 2x1 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA