NOTÍCIAS

Em noite heroica, o Zeca chega às semifinais do Gauchão

Precisava ser assim: com sofrimento até os últimos minutos e muito mais. Foi preciso ir aos pênaltis e ver o goleiro Fábio mais uma vez comprovar que é o maior cobrador e pegador de penalidades do Estado para levar o São José, dois anos depois, de volta às semifinais do Gauchão, com uma vaga assegurada à Série D de 2019 (se for preciso) e um pé na Copa do Brasil de 2019. Mas, acima de tudo, na noite desta quinta-feira, no Passo d'Areia, o Zeca mereceu este lugar entre os quatro melhores do futebol gaúcho. O gol de Porcellis aos 41 do segundo tempo, apenas sete minutos depois de entrar em campo, apenas coroou o que se desenhava o jogo todo. A equipe comandada por Rafael Jaques venceu por 1 a 0 no tempo normal, devolveu o placar de Veranópolis e, nos pênaltis, converteu as quatro cobranças que fez. O time da Serra chutou um para fora e, no último, Fábio defendeu e colocou o Zeca nas semi.
Nos dias que antecederam esse jogo decisivo, os treinamentos no Passo d'Areia foram exercícios quase intermináveis de bolas paradas. Rafael Jaques e a comissão técnica sabiam que esta seria uma chave para quebrar o ferrolho do Veranópolis. Depois de 20 minutos de ajustes em campo, a estratégia começou a dar resultado. Foram três claras oportunidades para marcar na primeira etapa. Aos 34 minutos, na cobrança de falta de Rafinha, alçada na área, Tiago Pedra desviou e, por pouco, não tirou do goleiro, que segurou a bola. Dois minutos depois, em nova bola erguida por Rafinha, Alemão testou forte. O goleiro espalmou e Rafael Goiano chutou de primeira. A bola passou rente à trave.
À exemplo do que ocorrera no primeiro confronto, o Veranópolis chegou somente uma vez com perigo nos primeiros 45 minutos. No levatamento para a área, o atacante desviou e a bola bateu no travessão, justamente no último minuto do tempo regulamentar. mas a resposta foi imediata. No contra-ataque, o lançamento foi feito para Clayton, que contou com o ero do goleiro, mas a bola por muito pouco não o encobriu para deixar o meia na cara do gol.
"Tínhamos uma estratégia e ela funcionou plenamente durante o jogo. Nós vencemos porque merecemos. Criamos para isso e controlamos toda a partida contra um adversário muito forte. Nossa equipe está de parabéns pelo amadurecimento que vem adquirindo na competição", avalia o técnico.
Pois, no retorno para a segunda etapa, o domínio que se manifestava nas bolas paradas perigosas, passou a ser exercido também com as trocas de passes e a busca de espaços contra um adversário já acuado. E as chances surgiam. Logo aos 8 minutos, Márcio Jonatan serviu rasteira na área. O artilheiro Éverton Alemão chutou forte e de primeira, mas a bola passou raspando.
Apenas três minutos depois, Matheusinho apareceu livre entre os zagueiros, mas acabou perdendo a dividida com o goleiro. Na sequência, Márcio Jonatan concluiu para fora. A única oportunidade do Veranópolis na etapa final aconteceu aos 14, mas aí Fábio buscou o chute no canto.
Em busca de mais dinamismo na frente, Kelvin entrou no lugar de Clayton aos 21. As chances seguiam se acumulando. Por duas vezes, sobrou para o volante Tiago Pedra, que concluiu por cima. Em outras duas oportunidades, foi rafinha quem quase marcou de fora da área. Era um alerta para Rafael Jaques. Seria preciso pressão dentro da área adversária para arrancar a vitória.
Era 34 minutos quando Porcellis substituiu Felipe Guedes e, na sequência, o zagueiro Wagner _ pela primeira vez entrando em um jogo do Gauchão _ entrou no lugar de Rafael Goiano. Ele seria mais um atacante na área. O Zeca seguiu rondando o gol do Veranópolis, até que Dudu Mandai sofreu falta na intermediária. Éverton Alemão se apresentou e soltou a sua conhecida bomba, o goleiro buscou no chão, mas soltou nos pés de Kelvin, que chutou, mas acertou a trave. Na sobra, Porcellis, onde só os centroavantes sabem estar, empurrou para o gol salvador, aos 41 minutos da etapa final.
A partida ainda poderia ser definida no tempo normal, não fosse a trapalhada do árbitro que, em meio a uma confusão no meio de campo, expúlsou um jogador dos visitantes e o meia Rafinha _ detalhe é que Rafinha não havia participado do lance. Nos acréscimos, Tiago Pedra por pouco não marcou ao apanhar a sobra de um escanteio.
Não tinha jeito, o jogo teria de ir para os pênaltis. E aí pesou o quie o técnico Rafael Jaques sempre presou.
"Desde os primeiros dias da pré-temporada, diariamente, todos cobram pênaltis", contou.
O treinamento se refletiu em tranquilidade nas cobranças. Depois do Veranópolis marcar o primeiro, Fábio com alta categoria deslocou o goleiro para igualar as cobranças. O segundo cobrador dos visitantes chutou para fora. Porcellis, por sua vez, esbanjou calma e chutou firme no alto para fazer o 2 a 1. O Veranópolis também acertou sua cobrança, mas Dudu Mandai recolocou o Zeca na frente. Depois de mais um acerto do time da Serra, foi a vez de Éverton Alemão marcar com tranquilidade. Deixou a responsabilidade com o lateral Felipe Mattioni, do Veranópolis. Ele caminhou para a bola e chutou baixa, no canto. Fábio chegou com sobras na bola e segurou para colocar o Zeca nas semifinais do Gauchão.
"É tudo fruto do trabalho incansável de todos os dias. Não tem segredo para pegar pênaltis, só trabalho", enalteceu o goleiro ao final do jogo.
Agora, o Zeca volta a campo no domingo, às 19h30min, contra o Brasil de Pelotas, no Passo d'Areia, abrindo as semifinais do campeonato.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA