NOTÍCIAS

Faltam 10 dias para iniciar o caminho rumo ao acesso

Daqui a 10 dias, o clima do Brasileiro volta a tomar conta do Passo d'Areia. Aquela atmosfera de enfrentar na zona norte de Porto Alegre equipes de praticamente todos os recantos do Brasil _ e de ver o nome do São José chegando às terras mais distantes do país _ já virou obsessão do torcedor. E, depois do gostinho de ver o acesso não chegar por um gol em 2017, essa vontade de ver o Zeca voar ainda mais alto só cresceu. E é assim que quem faz o futebol do São José também está pensando.
"Teremos no dia 21 uma estreia em casa, e provavelmente contra o time que se desenha, pelo que já colhemos de informação, como o que mais tem investido no nosso grupo. O Brusque, nosso primeiro adversário, entra para buscar o acesso. Então, estrear forte e aproveitando a nossa casa vai ser fundamental", avalia o técnico Rafael Jaques.
Depois da excelente campanha no Gauchão, era inevitável a perda de algumas peças do elenco e a necessidade de recompor a equipe. O bom, avalia o técnico, é que o modelo de jogo está muito bem estabelecido.
"A dificuldade que ainda temos é de ver jogarem os atletas recém contratados. Aquele encaixe deles ao sistema e ao restante do time vai ter que aparecer, talvez, ao longo da competição", diz.
A direção de futebol ainda não considera o grupo de jogadores fechado para a competição nacional. Chegadas e saídas não são descartadas.
Enquanto isso, no sábado a equipe faz o tercero jogo preparatório para a Série D. Será em Caxias do Sul, contra o Caxias, um dos adversários gaúchos na busca pelo acesso. Neste jogo, os contratatados Ben-Hur, Janderson e Romano devem fazer suas estreias. Alexandre e Deivity já atuaram.
"Eu diria que estamos na metade do processo de preparação da nossa equipe. Conseguimos fazer algumas observações, mas talvez ainda não haja o encaixe ideal com as novas peças. Os treinos têm sido bem pesados e de muito boa qualidade, e agora teremos 10 dias para organizar ainda mais a equipe", afirma o treinador.
NOVIDADES - E se o mercdo de contratações ainda não se fechou no Passo d'Areia, a vitrine de caras novas abriu. Atualmente, cinco atletas vindos da categoria Sub-20 estão treinando, integrados ao grupo profissional: Fabiano, Tcharles, Samuel, Silas e Crystopher.
Os cinco estiveram na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e carregam muito boa impressão desde então.
"São jogadores qe cresceram muito, têm polivalência dentro de campo e estão muito bem adaptados à intensidade do jogo no profissional. Essa experiência vai ajudar muito a eles amadurecerem e, sem dúvida, contribuírem muito com o atual momento do clube. O torcedor pode esperar gratas surpresas com esses meninos', avisa João Pedro Kaefer Lock, que comandou os cinco na Copa São Paulo e é o treinador da Sub-20.
Entre os promovidos, o volante Fabiano _ que foi titular no jogo-treino contra o Internacional, semana passada, mostrando muita segurança _ e o atacante Tcharles _ um polivalente que se caracteriza pela excelente conclusão a gol _ saem na frente. Já vinham treinando entre os profissionais desde o Gauchão, mas vão enfrentar o primeiro Brasileiro de suas carreiras.
"Tenho passado a eles que cada treino, cada jogo é uma oportunidade. Um jogo em campeonato nacional é sempre uma chance de buscar um lugar ao sol. Pensando assim, todos tendem a crescer muito, principalmente o time e o clube", avalia Rafael Jaques.
LOGÍSTICA - Pois o que espera o Zeca nesta Série D é, novamente, muito chão pela frente. Na primeira fase, depois da estreia em casa, vêm dois jogos bem distantes de Porto Alegre. Serão 1.272 quilômetros até Mogi-Mirim. Depois, na terceira rodada, outros 727 quilômetros até Prudentópolis. Após encarar os clubes paranaense e paulista no Passo, aí a equipe volta a viajar para Brusque, em Santa Catarina. Tendo pela frente outros 540 quilômetros. Entre idas e vindas, somente na primeira fase, o São José terá percorrido 5 mil quilômetros. 
De acordo com o gerente de futebol, Luciano Oliveira, a logistica tem sido tratada com todo o cuidado. No entendimento do dirigente, este fator pode ser fundamental para uma boa campanha em uma competição como a Série D. As viagens para Mogi-Mirim e Prudentópolis serão de avião na maior parte dos trechos. No caso do interior paulista, o desembarque provável será Campinas, e há possibilidade da hospedagem ser em alguma cidade no meio do caminho até Mogi. Já no Paraná, o desembarque será em Curitiba. Aí, vão mais de duas horas de ônibus até Prudentópolis. Pela distância e a logística organizada pela CBF, a viagem para Brusque será de ônibus. Com duração de mais de 6 horas.
"O desgaste não vai ser muito grande. A maior parte das viagens é de avião, e a perspectiva é de chegarmos um dia antes e partirmos no dia seguinte de cada jogo. Teremos também um bom tempo de uma semana entre as partidas para recuperar. Vamos administrar bem este aspecto", comenta Jaques.
A partir da terceira fase a regionalização termina. No ano passado, o Zeca encarou o São Bernardo nesta etapa e, nas quartas-de-final, cruzou o país para enfrentar o Atlético Acreano.
​Então, torcedor, está preparado? Lá vem Série D.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA