NOTÍCIAS

Goleada e liderança isolada no Passo d'Areia

Já ouviu falar de jogada "cantada"? Pois bem. Eram 20 minutos de jogo no Passo d'Areia na tarde deste domingo quando o PSTC tentava arrancar para o ataque. O meio de campo do São José fez o desarme. E aí, o técnico China Balbino iniciou a sua narração. 
_ Abre Dudu!
No setor de meio de campo, o volante Fidélis dominava a bola e enquadrava o corpo. E veio o grito:
_ Vira!
Uma bola invertida com maestria diretamente no peito do lateral-esquerdo Dudu Mandai, que estava no lado direito do campo. Ele dominou e na área técnica, China Balbino seguiu:
_ Calma, espera!
Era o tempo necessário para que o meia Diego Torres aparecesse entre os zagueiros adversários dentro da área. China Balbino percebeu, e o Dudu Mandai, mais ainda:
_ Dá nele!
O lateral, mais uma vez, não cruzou, mas passou a bola que foi concluída de primeira, no canto, com extrema calma por Diego Torres. O placar estava aberto no Passo d'Areia, com o primeiro gol de Diego Torres desde a sua volta e a quinta assistência do "garçom" Dudu. Mas veio muito mais. Era apenas o início de mais uma goleada arrasadora pelo Brasileirão Série D. Terminou 4 a 0 para o Zeca, Dionas Bruno, Hyago e Fidélis completaram a goleada. Agora o São José se isola na liderança do Grupo A17. Uma vitória na próxima partida, em Blumenau contra o Metropolitano, assegura a classificação por antecipação. Mas não foi uma barbada.
DIFICULDADE - A partida começou bastante equilibrada, com muitas jogadas divididas no meio de campo e o PSTC com uma formação mais organizada do que havia apresentado uma semana antes, em Cornélio Procópio. Foi dos visitantes a primeira oportunidade, logo aos três minutos. E o goleirão Fábio salvou no chute rasteio, cruzado. 
O primeiro gol, porém determinou uma inversão no controle do jogo. O Zeca passou a acumular oportunidades. Aos 34, Bruno Jesus tentou fazer o cruzamento e por pouco não surpreendeu o goleiro. No minuto seguinte, uma pintura de jogada por pouco não repetiu o lance do gol. Fidélis serviu Dudu, que tocou de primeira para Diego Torres concluir novamente de primeira. Dessa vez foi para fora.
Aí, o jogo quase complicou para o Zeca. Por uma falta no campo ofensivo, Diego Torres acabou levando o segundo amarelo aos 39 de jogo. Foi expulso. China Balbino viu-se diante de um novo desafio. A montagem da equipe, sem Clayton e Mateus Totô, lesionados, já havia exigido a adaptação da equipe a jogadores com diferentes características, como são Diego Torres e Dionas Bruno. Naquele momento, tudo teria de mudar de novo.
"Nós temos um modelo de jogo e jogadores muito inteligentes. Todos estão conceituados. Eles entendem exatamente a nossa ideia e transferem para o jogo com muito trabalho bem feito durante a semana. Aqui, todos querem fazer história pelo São José. E aí, as qualidades individuais só somam ao coletivo", avalia o técnico.
DOMÍNIO - A adaptação surtiu efeito logo na arrancada na segunda etapa. O São José atuaria de forma mais compactada em campo, apostando nas saídas rápidas para o campo de ataque. E aí, aos três minutos, Kelvin botou em campo o desenho da estratégia. Arrancou com força incrível pelo meio de campo, livrou-se da primeira falta e serviu para Dudu Mandai, ele não perdeu tempo. Colocou para Rafinha já dentro da área. Aí o meia, com extrema qualidade, tirou o goleiro do lance e rolou para Dionas Bruno. O centroavante chutou bem, rasteiro e ampliou o placar para 2 a 0.
O Zeca tinha um jogador a menos, e o PSTC ensaiava sair ao campo de ataque. Não tinha sucesso, mas o técnico China Balbino viu nessa atitude a oportunidade de consolidar o domínio da partida. Aos 30 minutos, sacou o atacante Kelvin, que até então fora o motor do ataque. Entrou Márcio Jonatan, literalmente voando em um jogo que tinha todas as características para lhe favorecer. O atacante partiu para cima dos rivais, que começaram a apelar para as faltas violentas. Primeiro, o zagueiro Darlan, do PSTC, ergueu Márcio Jonatan no meio de campo. Foi expulso. Márcio, inspirado, seguiu insistindo no confronto com os defensores. E abriu espaço para o golpe de misericórdia.
Aos 38, China retirou o também exausto Dionas Bruno para a entrada de Hyago. O meia não precisou sequer de um minuto em campo para marcar o seu primeiro gol pelo clube. Mas esse, o 'garçom" Dudu Mandai tem até o direito de reivindicar mais do que os 10%. Foi ele quem tomou a bola próximo do meio de campo e arrancou. Livrou-se dos marcadores e chegou até a linha de fundo dentro da grande área. Outra vez, rolou para trás e Hyago só teve o trabalho de concluir para o gol. O 3 a 0 marcou a sexta assistência de Dudu na competição.
Então, o que era domínio tático, virou desespero para o PSTC. Aos 40, foi Fidélis quem pressionou a saída de bola. Evoluiu até a área e teve toda a tranquilidade para tirar do goleiro e completar a goleada por 4 a 0.
Ah, mas quem disse que o gol parou o Zeca. Márcio Jonatan, pelo jeito, ainda tinha lenha para queimar. Botou para cima do outro zagueiro rival. Lucas Trindade repetiu o que o colega fizera. Apelou. E foi expulso já nos acréscimos.
O São José agora soma 9 pontos, com 12 gols marcados. Uma média de três por partida. É líder isolado do grupo já que Ituano e Metropolitano empataram no sábado. Os paulistas estão com 7 pontos, os catarinenses com 4 e os paranaenses com 3 pontos. O Zeca volta a campo no próximo sábado em Blumenau.


FICHA DO JOGO: São José 4x0 PSTC

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA