O São José está na inédita final do Gauchão Sub-15. Depois de dois anos batendo na trave, nas semifinais da categoria Infantil, na tarde deste domingo, finalmente o técnico Rodrigo Santos da Silva conseguiu carimbar a vaga do Zeca na decisão, ao bater o Juventude por 1 a 0 no Passo d'Areia. As finais serão contra o Internacional, com o primeiro jogo, novamente no Passo, no próximo sábado.
Depois do empate em 2 a 2 na Serra, bastava um novo empate sem gols, ou até por 1 a 1 para que a gurizada do Zeca assegurasse a classificação. Mas nem a chuva forte e o campo encharcado fizeram com que este time mudasse a sua característica de sempre buscar o ataque. E a pressão sobre o Juventude foi grande na primeira metade do jogo. Pett chegou a marcar um gol, mas a arbitragem marcou impedimento.
No segundo tempo, a realidade no mudou. Quem dava as cartas do jogo era o São José. E a atitude deu resultado. Gustavo marcou um golaço, ao chutar da lateral da área por cobertura no goleiro e determinar o 1 a 0 no placar.
Vendo a possibilidade de seguir na competição escapar, não restava outra alternativa ao Juventude que não fosse sair para o jogo. Até ensaiaram uma pressão, mas pouco efetiva.
Será a primeira vez que o Zeca decidirá o estadual Sub-15 organizado pela FGF. Entre as três competições de base organizadas pela federação, será a segunda final do São José. A outra, foi com o Sub-20, que ficou com o vice-campeonato.