O confronto entre São José e Juventude já é um clássico nos Juniores. E como qualquer clássico, o clima da partida sempre é tenso. Na tarde deste sábado, nem mesmo a forte chuva impediu que mais uma peleia entre os dois times fosse muito quente no Passo d'Areia. No final, o Zeca levou a melhor. Vitória por 1 a 0, com gol de Lucca aos 35 minutos do segundo tempo e a manutenção da invencibilidade na Copa FGF Sub-19. Agora, são seis vitórias e um empate, 19 pontos, e a liderança isolada da competição. Mais do que isso, a vitória assegurou a liderança na primeira fase e a vantagem para a segunda fase.
Desde os primeiros minutos, o jogo truncado e as divididas fortes mostravam que cada espaço do campo valia muito. Aos 15 minutos de jogo, veio a primeira rusga. O centroavante Jeferson foi agredido com um soco pelo zagueiro adversário. O árbitro acabou dando cartão amarelo para os dois.
Com a bola rolando, quem tinha a iniciativa era a equipe treinada por João Pedro Kaefer Lock. As arrancadas velozes dos laterais Josué e Raul, reforçadas pela mobilidade dos atacantes Lucca e Tcharles, davam a tonica da partida. Mas conseguir as conclusões não estava fácil. Aos 35 minutos de jogo, porém, em um mesmo lance, aconteceram diversas conclusões. E por muito pouco o São José não abriu o placar.
Primeiro, após o cruzamento na área, o zagueiro Douglas concluiu chutando forte. A bola acabou desviando na zaga e sobrou para o lateral Josué, que girou sobre a marcação dentro da grande área e chutou forte. Novamente a zaga tirou quase na linha do gol. Em nova sobra, Tcharles, da entrada da área, chutou cruzado e rasteiro. O goleiro salvou botando para escanteio.
"A atitude dos jogadores foi excelente, brigando por todas as jogadas e todos os espaços até o final e recompondo defensivamente muito rapidamente. Gostei muito da aplicação tática da nossa equipe", elogia o técnico.
Na segunda etapa, ele investiu em ainda mais mobilidade à frente. Entraram o meia Bruno Torcatto, depois Luan Pimenta e mais adiante, Pedrinho e Válber. Deu resultado. Depois de duas boas chegadas, sem conclusões, do Juventude, o Zeca tomou conta da partida. E o que era disputa de espaços até então, se tornou supremacia dos donos da casa.
Aos 35 da etapa final, Luan Pimenta brigou pela bola com os zagueiros na entrada da área. Houve sobra, e o sempre móvel Lucca acabou aparecendo sozinho na cara do gol. Teve a tranquilidade necessária para deslocar do goleiro e botar no canto. Um belo gol para determinar o 1 a 0 para o São José.
"O resultado foi o mais importante, porque confirmamos a liderança e ganhamos ainda mais tranquilidade para trabalhar e fazer os ajustes no time. Acho que ainda temos bastante a melhorar, o time tem muito potencial", afirma João Pedro.
O Zeca volta a campo na tarde da próxima quarta quarta, em São Leopoldo, contra o lanterna Nacional.