NOTÍCIAS

O "menudo" Manu está de volta ao Passo d'Areia

Quando a bola rolar às 13h desta quarta-feira, pela Copa Metropolitana Sub-17, na preliminar dos profissionais, à beira do campo, um reencontro estará acontecendo. João Manuel Rocha, o Manu, de volta ao comando do Juvenil do São José, fará sua reestreia em casa. Literalmente, em casa. É que essa é a quinta passagem de Manu pelo clube _ a última aconteceu há cinco anos _ que ele adotou como seu. Paulista, hoje aos 51 anos, ele foi lançado por Cilinho em 1986 no ataque do São Paulo, ele era um dos "menudos", a geração de jogadores da categoria de base do tricolor paulista que encantou o Brasil. Em 2000, o atacante encerrou sua carreira nos gramados justamente no Zeca. Virou treinador e já comandou inclusive o profissional do São José. Agora, garante, tem um dos seus maiores desafios na carreira.
"É um desafio imenso. A categoria Sub-17, por essa transição da geração dos meninos, já é naturalmente a categoria mais difícil, e agora é pior. Assumimos um grupo de meninos que está psicologicamente muito abalado. Essa equipe Sub-17 não conseguiu os resultados que eram esperados no Gauchão, foi eliminada na primeira fase, e os meninos sentiram. Desde que assumi, estou trabalhando muito forte nessa recuperação do moral deles. Agora, é o momento de botarmos em campo esse trabalho", diz.
O São José enfrenta o Oriente no Passo d'Areia nesta quarta. Será o segundo jogo pela Copa. na estreia, Manu comandou o time no empate contra o Estância Velha fora de casa.
"Tivemos bastante tempo desde o primeiro jogo. Fizemos bons treinos e alguns amistosos importantes, com bons resultados. Creio que o time está evoluindo", afirma.
A receita do professor Manu para conquistar a confiança e promover a recuperação do Sub-17 do Zeca vai desde a sua experiência na estruturação das atuais categorias de base do São José, no começo da década passada, até a sua vivência no futebol.
"Passei por todas as categorias de base do São Paulo. Naquela época, lá era a referência para todo o Brasil. Convivi com o mestre Cilinho que, para mim, sempre esteve à frente do seu tempo. Me acostumei a sempre buscar a vitória, querer ganhar a todo momento, e é isso que vou passar aos meninos do Zeca mais uma vez", garante.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA