NOTÍCIAS

Pela liderança e a marca histórica do capitão

Alguns jogos têm em si a características de marcarem um momento histórico. Este é o caso do confronto da tarde desta segunda, no Passo d’Areia, entre São José e Farroupilha, fechando o primeiro turno da Copa Wianey Carlet. Quando a bola rolar, o goleiro, capitão e o principal ídolo da história recente do Zeca, Fábio Rampi, completará 150 jogos com a camisa do clube. Um feito raro no futebol gaúcho. Por isso, antes de a bola rolar, o goleirão será homenageado e vestirá durante a partida a camisa 150.
“É a consolidação de um trabalho, junto com todos os goleiros que passaram pelo clube nesse tempo, junto com o nosso preparador, o Toninho Castilhos. Quando o trabalho é muito bem feito, com dedicação e compromisso, sempre vai valer a pena. O reconhecimento vem ao natural. Completar essa marca de 150 jogos representa muito na minha carreira”, diz o capitão.
Os números destes 150 jogos impressionam. Enquanto a média mundial mostra que goleiros costumam defender menos de 18% das cobranças de pênaltis, Fábio, desde janeiro de 2015, quando estreou na vitória contra o Avenida, defendeu 35% das cobranças.
“É o nosso capitão, liderança técnica e, além de tudo, é quase um jogador de linha, porque organiza a defesa e distribui o jogo com qualidade. Além de cobrar pênaltis e faltas. Uma liderança muito positiva para todo o grupo de jogadores”, afirma o técnica Rafael Jaques que, contra o Farroupilha, deve promover o retorno a campo de boa parte dos jogadores que estiveram fora das duas últimas partidas — entre eles o próprio Fábio.
O Zeca terá diante de si um Farroupilha embalado que, assim como o São José, mira a liderança na chave ao final do primeiro turno. Também como o São José, o time de Pelotas conquistou neste ano um acesso, da terceira para a segunda divisão gaúcha. Na última rodada, goleou, em seu estádio, o Barra por 5 a 0.
“Acredito que será um jogo de dois times que buscam o gol, com uma característica mais ofensiva do que os jogos anteriores que tivemos na Copinha. Será uma característica interessante para observarmos o comportamento da nossa equipe”, avalia Jaques.
Na última quinta, com a equipe praticamente toda formada por atletas recém promovidos do Sub-20, o Zeca venceu o Bagé, na Pedra Moura, por 2 a 0, e deu mais moral para todo o grupo de jogadores.
“Precisávamos voltar ao caminho das vitórias. Agora, precisamos dar sequência. Como um dos jogadores experientes do grupo, tentamos passar tranquilidade para a gurizada, mas também cobramos, porque sempre precisamos buscar o melhor para o clube. Isso serve para todos, inclusive os experientes, evoluírem”, acredita Fábio.
O jogo inicia às 15h, mas compareça mais cedo e dá teu aplauso também ao nosso capitão.

GALERIA DE IMAGENS

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA