NOTÍCIAS

Perdida a invencibilidade no Passo d'Areia

Na última sexta, o São José completou seis meses de invencibilidade jogando em casa. Mas, na noite desta terça, a série invicta, que incluía o aproveitamento de 100% com mando de campo no Gauchão, foi quebrado com a derrota por 3 a 1, de virada, para o Brasil de Pelotas. Depois de sair vencendo no primeiro tempo, com gol de Tiago Pará, o Zeca acabou cedendo a reviravolta no placar, com dois gols de Branquinho e um de Michel, na segunda etapa. Apesar da derrota, com 12 pontos, o São José se mantém no G4, ocupando a quarta posição, na tabela.
A noite de terça encaminhava-se para ser mais uma vez de festa, e de encaminhamento da classificação à segunda fase. Logo cedo, aos 5 minutos de partida, Tiago Pará recebeu passe açucarado na entrada da área, esperou a saída do goleiro e tocou sem força para abrir o placar no Passo d'Areia. 
E se o gol deu ainda mais tranquilidade ao São José, aumentou a pressão sobre o adversário, que jogava suas últimas fichas na fuga do rebaixamento no Gauchão. O resultado desta combinação de ânimos foi a abertura de ainda mais espaços para que as combinações de passes da equipe de Rafael Jaques resultassem em jogadas de infiltração às costas dos marcadores. Na principal delas, aos 22 minutos, depois de a bola cruzar praticamente todos os setores do time, chegou aos pés de Matheusinho, pela direita. Ele esperou a saída do goleiro e soltou a bomba. Ela estourou na trave.

GALERIA DE IMAGENS

Veio o intervalo, e tudo o que estava desenhado no confronto mudou. 
"Sabíamos que a equipe deles viria nos atacar no segundo tempo, porque estávamos vencendo. Eles tiveram mérito pela imposição, nosso time acabou cedendo espaços, descompactou e não teve a mesma atitude da primeira metade do jogo. Não tivemos a atitude necessária para dicar com a bola e impedir o avanço deles", resume Jaques.
O Brasil avançou seu time e acabou controlando as ações no meio de campo. E, assim como havia acontecido com o São José, o primeiro gol saiu cedo. Aproveitando-se de uma roubada de bola na saída de jogo do Zeca, os visitantes criaram a jogada em velocidade e Branquinho recebeu com liberdade dentro da área para tocar na saída de Fábio. O segundo tempo tinha apenas 6 minutos e a partida estava empatada.
Não houve reação ofensiva do Zeca. Quem avançou ainda mais foi o Brasil. Aos 14 minutos, Branquinho recebeu na intermediária e experimentou dali. A bola desviou na defesa e tirou Fábio da jogada: 1 x 2.
Não restava outra alternativa se não retomar o placar. Foi quando Jaques fez as primeiras mudanças na equipe. Primeiro, Éverton Júnior entrou no lugar de Márcio Jonatan. Depois, Gonzalo fez sua estreia substituindo Crystopher. Aos 21 minutos, Matheusinho teve a grande chance para empatar a partida, recebendo dentro da área e batendo cruzado. A bola desviou e passou sobre o gol. Dez minutos depois, Dudu Mandai chutou firme, de longe, e o goleiro fez grande defesa no canto esquerdo.
Mas, enquanto o Zeca tentava abafar, o Brasil tinha armado um forte contra-ataque. Foi assim que, aos 39 minutos, a bola chegou em Michel, que de cabeça fechou o placar em 3 a 1 para o time da zona sul do Estado.
Foi a quarta derrota do Zeca na competição. A equipe soma também quatro vitórias.
"Temos agora que avaliar exatamente o que fizemos de errado neste jogo e também o que tivemos de positivo no primeiro tempo. Foi uma partida claramente dividida em dois momentos distintos. Cabe a nós entendermos porque houve essa queda no desempenho. Se tivermos a atitude que tivemos no primeiro tempo, retomaremos a boa campanha que ainda temos, mas é preciso encontrarmos um equilíbrio", avalia.
A equipe volta a campo pelo Gauchão somente no dia 9 de março, na Arena, contra o Grêmio. Antes disso, na manhã desta sexta, haverá jogo-treino contra o Internacional no CT Parque Gigante.

FICHA DO JOGO: São José 1x3 Brasil de Pelotas

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA