NOTÍCIAS

Pré-temporada 2019 começa nesta segunda no Passo

A espera do torcedor acabou. Depois do final da Copa Wianey Carlet, finalmente, nesta segunda-feira, dia 10, às 16h, o grupo de jogadores se apresenta no Passo d'Areia para dar início à pré-temporada 2019. Serão apresentados, neste primeiro momento, 25 atletas. Pelo menos outros três devem ser anunciados na sequência. São 16 jogadores remanescentes do segundo semestre de 2018, quatro que retornam de empréstimos e cinco reforços que serão anunciados somente nesta segunda.
O técnico Rafael Jaques não estará no Passo neste primeiro momento. Desde sexta-feira ele está no Rio de Janeiro fazendo a qualificação para Licença A de treinadores, na CBF. O retorno aos treinos no São José está previsto para daqui uma semana. Enquanto isso, o preparador físico, Martinho Inácio, é quem tomará a frente na maior parte do tempo. É que os primeiros dias de preparação serão dedicados com maior ênfase à parte física e aos testes clínicos e físicos.
"Temos enfatizado que uma boa arrancada, um bom trabalho de pré-temporada, será fundamental para colhermos bons frutos lá adiante durante a temporada, que será muito forte", diz o técnico Rafael Jaques.
Em fase final de instalação do novo gramado sintético, o Passo d'Areia deve estar em condições para treinamentos a partir do dia 20 de dezembro, ainda na primeira parte desta pré-temporada. Até lá, a perspectiva é de que os treinos aconteçam em Eldorado do Sul.
A estreia do Zeca no Gauchão está prevista para 21 de janeiro, em São Leopoldo, diante do Aimoré. Nesta arrancada do estadual, serão três jogos fora de casa e apenas um no Passo. E logo após, a estreia na Copa do Brasil, que teráo sorteio do primeiro adversário na próxima quinta.
O técnico Rafael Jaques conversou com o ZecaTube sobre o começo do trabalho para 2019, a pré-temporada e os seus planos para o que vem pela frente no próximo ano. Confere lá no canal a entrevista na íntegra:

ZecaTube: Rafael Jaques e o começo da pré-temporada

Depois de um 2018 espetacular, a expectativa para 2019, naturalmente, aumenta. Como tu estás lidando com isso?
Rafael Jaques — Quando aumenta a expectativa, aumenta a responsabilidade. Mas continuaremos pensando, como neste ano, dia a dia, treino a treino, jogo a jogo. Vamos manter a nossa maneira de trabalhar e planejar passo a passo. Eu vou pregar ao grupo de jogadores novamente esta filosofia.

A média de idade do grupo de jogadores, de um modo geral, aumenta em relação a 2018, qual o objetivo?
Rafael Jaques —
 Procuramos melhorar um pouco a questão experiência do grupo em função da responsabilidade mesmo. Jogadores mais experientes, com mais rodagem e malandragem foram, sim, uma prioridade na montagem do grupo, que foi conjunta entre a direção e a comissão técnica. O Gauchão é curto, forte e novamente muito rápido. Na Copa do Brasil, vamos enfrentar um grande clube logo de cara. E a Série C é mais forte do que o que nós enfrentamos em 2018. São jogadores que, além da idade, passaram por competições nacionais importantes em seus currículos. São todos atletas que nós conhecemos, observamos em 2018 ou jogamos contra.

Esta arrancada no Gauchão, com três jogos fora e o confronto com o Internacional no Passo d'Areia, exige um cuidado diferente na preparação do time?
Rafael Jaques —
 Exige um cuidado totalmente diferente. Nosso planejamento é fazermos uma boa pré-temporada, consciente, com pés no chão, respeitando o colega e os adversários, em busca dos nosso objetivos. Ter um começo equilibrado neste trabalho da pré-temporada será fundamental para colhermos os frutos lá na frente.

Na Copa do Brasil, já sabemos que vem pedreira. Dá para escolher adversário?
Rafael Jaques —
 Seja o maior clube do Brasil ou o menor, nosso respeito será sempre o mesmo por todos. Mas temos nossas condições e acreditamos muito no nosso trabalho e na capacidade dos nossos jogadores. Podemos alcançar resultados e eu cobro que todos no grupo acreditem nisso.

Serão quatro amistosos na pré-temporada, com três adversários fortes do Gauchão. Pesou na escolha dos adversários o ritmo forte da arrancada da temporada?
Rafael Jaques —
 Independente do nome do adversário, todas equipes que competem no Gauchão têm muita qualidade. Coincidiram as datas disponíveis dos adversários e serão jogos com um bom ritmo, com rivais que enfrentaremos mais adiante na competição.

Para jogar na equipe de Rafael Jaques, o que o jogador que começa a pré-temporada agora precisa mostrar?
Rafael Jaques — 
Todos os jogadores deste grupo foram escolhidos em conjunto entre a comissão e a direção. Confiamos muito em todos eles. Eu tenho dito nas conversas com cada um destes atletas, que eles precisam ter uma boa condição física, técnica e psicológica já no começo do trabalho. Porque neste começo muito forte, com os sete primeiros jogos da temporada todas as quartas e domingos, vamos priorizar na montagem do time quem estiver com melhor performance, principalmente física.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA