NOTÍCIAS

Quebrado o tabu na Serra, Zeca vence a primeira

Foi com gol histórico e quebra de tabu que o São José conquistou, na noite desta quarta, a primeira vitória no Gauchão. Jogando no Estádio Alfredo Jaconi, o Zeca fez 1 a 0, com gol do zagueiro Wagner, de cabeça. Foi o primeiro dele desde o seu retorno ao futebol, no ano passado. Fazia seis anos que o São José não batia o time de Caxias do Sul.
O único gol da partida aconteceu na primeira oportunidade do jogo. Eram 12 minutos quando Tiago Pará cobrou falta cruzada e encontrou Wagner no segundo poste. Ele testou tirando a bola do goleiro e visando o canto oposto: 1 a 0.
O gol acabou acordando os donos da casa, que ensaiaram uma pressão. Logo aos 14 minutos, Fábio fez uma defesa extraordinária ao impedir que uma cabeçada à queima-roupa resultasse no empate. Aos 33, novamente o atacante surgiu cara a cara com o goleirão, e aí furou em bola.
A partir daí, o Zeca retomou as rédeas do jogo. O Juventude era pura insistência, já a equipe comandada por Rafael Jaques era paciência. Com a defesa bem posicionada, a estratégia era aproveitar os espaços que se abriam no campo adversário. E Márcio Jonatan fez isso aos 34 minutos. Acreditou em uma bola longa e dividiu com o goleiro na entrada da área. Acabou atingido, mas a arbitragem não assinalou pênalti.

GALERIA DE IMAGENS

Ainda no final do primeiro tempo, o volante Tiago Pedra sentiu uma lesão na perna direita e o garoto Samuel, destaque da Copa São Paulo, entrou em campo esbanjando personalidade. Com segurança nos passes e firme no posicionamento, o guri foi um dos destaques da equipe na segunda etapa.
“Foi um jogo em que soubemos sofrer. Nem sempre nós teremos a maior posse de bola, às vezes, a estratégia tem que ser outra, e com três atacantes das características que temos, essa jogada em profundidade, nas transições, nos favorece. O mais importante foi essa reação do grupo de jogadores após a estréia, essa atitude. A vitória veio, mas principalmente no segundo tempo, mais uma vez, tivemos as oportunidades para matar o jogo e não aproveitamos, mas estamos criando”, disse, ao final da partida, o técnico Rafael Jaques.
É que, na segunda etapa, com o Juventude tentando igualar o marcador, as chances nos contra-ataques se acumularam. Logo aos 4 minutos, Márcio Jonatan recebeu de Rafael Tavares e cruzou rasteiro, mas o goleiro chegou antes de Matheusinho na bola. Aos 10, foi Matheusinho quem recebeu na cara do gol, mas não conseguiu concluir com precisão.
Em busca de mais mobilidade ainda, Jaques trouxe Éverton Júnior para o jogo no lugar de Rafael Tavares e, aos 29, ele teve uma grande oportunidade. Depois de troca de passes pela esquerda, recebeu na entrada da área e experimentou. A bola passou raspando o travessão.  Na sequência, foi Anderson Canhoto quem trouxe fôlego novo ao ataque, no lugar de Tiago Pará, e ele teve a sua grande oportunidade aos 41 minutos, em um chute cruzado da entrada da área que o goleiro se esticou todo para defender. Antes, Márcio Jonatan já havia desperdiçado chance cara a cara com o goleiro.
O Juventude ainda acertou uma bola na trave em sua insistente busca do resultado, mas acabou a partida com o tabu quebrado e o Zeca na quinta colocação do Gauchão, com os primeiros três pontos em duas rodadas.
Assim como em 2018, o primeiro gol do São José na competição foi de zagueiro, de cabeça e resultante de uma jogada de bola parada. Será este um bom presságio?
No domingo, o São José recebe o Internacional no Passo d’Areia. Será a estreia em casa nesta temporada.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA