NOTÍCIAS

São José briga até o fim, mas está eliminado do Gauchão

Não faltou bravura, tampouco bom futebol. O São José apresentou-se no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, na noite deste sábado, com a mesma atitude da primeira partida das quartas-de-final: propondo o jogo ofensivamente. Mas, assim como na primeira partida, o time do Vale do Sinos foi mais efetivo nas poucas oportunidades que criou. Não bastasse esse obstáculo, a arbitragem insegura de Vinícius Amaral, que distribuiu 11 cartões amarelos na partida _ incluindo dois para jogadores no banco de reservas do São José _, acabou punindo o São José com a expulsão de Claudinho, que atuou como volante, já nos acréscimos do primeiro tempo. O Zeca acabou derrotado por 1 a 0 e está fora do Gauchão.
A equipe de China Balbino entrou em campo com uma responsabilidade a mais. Precisaria, necessariamente, reverter o placar construído pelo Novo Hamburgo uma semana atrás, em Gravataí. E ninguém perdeu tempo em buscar esse objetivo. Logo aos 10 minutos, Rafinha cobrou uma falta cruzada na área. Felipe Guedes apanhou a sobra e tentou o chute, forte, de fora da área. A bola, que tinha o gol como destino, explodiu na zaga.
Mas não era uma partida sem dificuldades. Aos 18 minutos, João Paulo, atacante do Novo Hamburgo, cabeceou forte, no canto. Fábio voou para fazer uma grande defesa. Seria a única ooportunidade de gol do time da casa no primeiro tempo. O Zeca, ainda tentou com Jô, em um chute cruzado, aos 19 minutos. A melhor oportunidade, no entanto, aconteceu aos 34 minutos, em nova falta cruzada na área. No bate-rebate, a bola sobrou na pequena área. Claudinho entrou chutando, mas ela passou perto.
ARBITRAGEM - Com poucas oportunidades, o jogo concentrava-se entre as intermediárias, com muita disputa de bola. E isso acabou comprometendo a partida. O árbitro, escalado de última hora para o jogo _ depois da lesão do árbitro Francisco Neto, inicialmente sorteado para essa decisão _, não conseguia o controle da partida sem apelar para os cartões. Um destes, aconteceu aos 41 minutos, para Claudinho, que parou uma jogada no meio de campo. Sete minutos depois, nos acréscimos, o árbitro voltou a mostrar o cartão amarelo para o volante do Zeca, e por consequência, o expulsou.
Em uma partida tão equilibrada, a diferença numérica em campo representaria um detalhe fundamental na disputa. Ainda assim, na volta do vestiário, o ímpeto ainda era do São José. Logo no primeiro minuto, Dudu Mandai completou uma jogada tramada desde o meio de campo com um chute da entrada da área. O goleiro conseguiu fazer a defesa. Aos 4, aconteceu a principal chance de gol do Zeca no jogo. Paulinho levou vantagem sobre os zagueiros e rolou a bola com qualidade na entrada da área para Rafinha. O meia tomou a frente da jogada, esperou a saída do goleiro e, depois de driblá-lo, tocou para o gol, mas o zagueiro salvou na linha do gol.
CASTIGO - O castigo pelo gol não marcado viria na sequência. Aos 7 minutos, o volante Jardel, do Novo Hamburgo, recebeu a bola entre os zagueiros, girou e, de fora da area chutou no canto, sem chances de defesa para Fábio. Abriu o placar para o Novo Hamburgo e ampliou a desvantagem do Zeca.
A partir daí, o time da casa passou apenas a especular espaços deixados pelo São José na tentativa de pressionar. Aos 17 minutos do segundo tempo, Rafinha teve a chance mais efetiva de gol até o final da partida. Cobrou falta com maestria, no ângulo, mas o goleiro Matheus novamente salvou.
A derrota decretou a eliminação do São José no Gauchão deste ano com a oitava posição na tabela. O Zeca agora volta suas energias para a Série D do Brasileiro. A estreia está marcada para 21 de maio, em Itu, no interior de São Paulo.

FICHA DO JOGO: Novo Hamburgo 1X0 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA