NOTÍCIAS

São José cai de pé no Gauchão

Não foi força de experessão para consolar uma equipe derrotada. O São José, aliás, não foi derrotado nas semifinais do Gauchão. Foi eliminado, mas caiu de pé, com o terceiro lugar na competição, o título do Interior _ pela segunda vez na história _, a vaga na Copa do Brasil 2019 e, se necessário, a vaga no Brasileiro Série D 2019. Na noite desta quarta, jogando no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, a equipe comandada por Rafael Jaques repetiu o empate em 1 a 1 que havia acontecido no Passo d'Areia no último domingo, contra o Brasil de Pelotas. Clayton marcou o gol do Zeca aos 17 minutos de jogo. A partida foi para os pênaltis, e os donos da casa não perderam nenhuma cobrança, já o São José, desperdiçou duas, com Rafinha e Porcellis.
Determinado a conformar o domínio que havia exercido na primeira partida semifinal, o São José suportou sem maiores riscos os primeiros 10 minutos de pressão do adversário em seus domínios e, depois de assentar espaço em campo, tomou conta da partida, com as oportunidades aparecendo. Primeiro, com Rafinha, que tentou um chute da entrada da área e o goleiro buscou no canto. Depois, com Éverton Alemão, que arrancou de trás e chutou alto. Aos 17 minutos, quando a defesa do Brasil tentou sair jogando, Clayton foi mais esperto. Roubou a bola na intermediária e avançou sozinho para cima do goleiro. Com toda a tranquilidade, tocou rasteiro na sua saída para fazer o 1 a 0.
O gol fez com que os donos da casa tentassem novamente partir para cima, mas aí encontravam um contra-ataque bem armado pelo Zeca. Foi assim que, aos 29 minutos, Márcio Jonatan recebeu próximo da área e chutou cruzado. A bola passou perigosamente. O time pelotense só voltou a levar perigo no último minuto da primeira etapa, em um cruzamento para a área. Na confusão, a conclusão saiu rasteira e Fábio pegou firme.
O resultado parcial colocava o São José na decisão do campeonato. Restava aos donos da casa partir para o tudo ou nada na etapa final. Com 10 minutos do segundo tempo, o Brasil já havia criado três oportunidades. De quebra, uma das válvulas de escape do Zeca, o atacante Márcio Jonatan, foi atingido violentamente por Leandro Leite, que acertou uma solada na canela dele. O árbitro nada marcou, mas Márcio Jonatan precisou deixar o gramado. Kelvin entrou no seu lugar, e nem deu tempo para que ele aquecesse. Aos 18 minutos, depois de uma tentativa de conclusão de longe, a bola bateu na marcação do São José e sobrou para Lourency encher o pé dentro da área, sem chance de defesa: 1 a 1.
Tentando reencontrar os espaços no cmapo de frente, Rafael Jaques fez mais uma mudança. Saiu o desgastado Clayton, depois de um brilhante primeiro tempo, e entrou Porcellis. Eram 21 minutos do segundo tempo, e a mudança surtiu efeito. O São José voltou a ter a posse de bola e ganhar as divididas pelo alto com os zagueiros. Em uma dessas jogadas, Rafinha recebeu na entrada da área e tentou o canto.O goleiro defendeu. Seis minutos depois, em uma bonita trama entre Kelvin e Rafinha, o meia tocou açucarada na área para Porcellis. Quando ele concluiria, o zagueiro deu um carrinho e evitou o gol. 
O centroavante voltou a aparecer aos 35 minutos, de cabeça, em um cruzamento de Matheusinho. A bola passou caprichosamente para fora, com o goleiro adversário vendido no lance. Quatro minutos depois, foi Rafinha quem arriscou de fora da área.
O último a sair de campo pelo desgaste foi o atacante Matheusinho, dando lugar ao volante João Pedro, aos 41 minutos. Partiu do recém entrado o início da jogada que poderia ter dado a vitória ao São José. Aos 43 minutos, a bola sobrou para Porcellis, que não dominou. Arriscou o chute de primeira e não teve direção, já sem a defesa dentro da grande área. Ainda houve tempo para que Fábio salvasse um tiro de fora da área, rasteiro, no último minuto de partida.
Não tinha jeito, a vaga na final seria definida nas cobranças de pênaltis. Fábio abriu a série cobrando e marcou sem dificuldade. O problema é que os cobradores do Brasil também acertavam e, na segunda cobrança do Zeca, Rafinha bateu na trave. A derrota foi confirmada na quinta cobrança do São José. Porcellis bateu e o goleiro defendeu, determinando os 4 a 3 para os donos da casa.
"É claro que ninguém gosta de ser eliminado dessa forma. Fica aquele sentimento de que poderíamos ter feito mais, e jogamos para isso. Mas ao mesmo tempo, fico contente pelo desempenho desse time que foi tão desacreditado no começo da competição. Chegamos às semifinais contra um time do porte do Brasil de Pelotas e não fomos inferiores em momento algum. Terminamos a competição com mais um título, e isso também é importante. Precisa ser valorizado", avalia o técnico Rafael Jaques.
Agora, o treinador terá três semanas para preparar o time para o Brasileiro Série D. A estreia está marcada para o final de semana do dia 21 de abril, no Passo d'Areia, diante do Brusque. O grupo de jogadores se reapresenta na tarde desta quinta-feira e, após avaliações, será dispensado para folga durante a Páscoa. Enquanto isso, a direção de futebol se movimenta na busca por reforços ao nacional.
De acordo com o diretor de futebol, MIlton Machado, buscar o acesso à Série C é o principal objetivo da temporada.

FICHA DO JOGO: Brasil de Pelotas 1x1 São José (Pênaltis: 4x3)

Confere a GALERIA DE FOTOS do jogo

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA