NOTÍCIAS

Sub-20 vence o Inter e garante vaga na Copa São Paulo

O São José despediu-se do Gauchão Sub-20 neste domingo, mas garantiu um feito que era traçado como o grande objetivo na temporada que marcou o retorno da categoria à ativa: estamos na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2018.
A missão de chegar à final era ingrata. O São José precisaria devolver a goleada por 4 a 0 sofrida na primeira partida semifinal contra o Internacional para levar o jogo aos pênaltis. Passados os 90 minutos da partida no final da manhã deste domingo no Estádio Passo d’Areia, ficou claro que não, não se tratava de uma missão impossível.
A partida terminou 2 a 0 para o Zeca, com gols de Tcharles e Crystopher. Mais do que isso, a equipe de Rafael Jaques, literalmente, amassou os colorados. Principalmente na primeira etapa, o placar poderia ter sido mais elástico. Não foi, mas foi uma despedida digna de quem tem até agora a melhor campanha da competição, com 34 pontos, a defesa menos vazada, tendo sofrido somente 12 gols e ainda a equipe mais disciplinada da competição. Em 16 partidas, foram apenas duas derrotas.
“Foi um resultado muito importante para coroar uma campanha impecável dessa equipe. Eles são guerreiros. Nós assumimos o trabalho com uma missão clara, de chegar à Taça São Paulo. E eles chegaram com resultados incríveis”, elogia Rafael Jaques.
Logo nos primeiros momentos da partida, o Zeca lançou-se ao ataque. Nos primeiros 15 minutos de jogo, pelo menos duas claras chances de gol já haviam sido criadas. Anderson Canhoto enlouquecia a defesa do Inter. Aos 13, ele fez grande jogada individual e chutou forte da entrada da área. O goleiro se esticou todo e mandou para escanteio. Na cobrança, o zagueiro Douglas cabeceou certeiro. O goleiro outra vez fez os visitantes escaparem.
Foi aos 19 minutos que o gol amadureceu. Em mais uma jogada de Canhoto, ele virou a jogada e encontrou Tcharles entrando em velocidade na área pelo lado esquerdo. Ele chutou de bate-pronto, com extrema qualidade, baixa e no canto oposto: 1 a 0.
O gol empurrou ainda mais o Inter para o seu próprio campo. As chances de gol, no entanto, não voltaram a ser tão claras.
Na segunda etapa, a pressão continuou nos primeiros minutos, mas aí, como resposta, os rivais passaram a valorizar o tempo e arrastar o jogo de todas as formas. Ainda assim, as combinações entre Canhoto, Crystopher e Tcharles renderam pelo menos outras duas oportunidades claras de gol.
Por outro lado, as chances do Inter limitavam-se a esporádicos contra-ataques.
O placar só foi ampliado, no entanto, aos 45 minutos da etapa final. Crystopher recebeu na área e tocou com categoria no ângulo, certeiro. Determinou o 2 a 0. E poderia ser mais. O árbitro determinou sete minutos de acréscimo, e não faltou insistência ao ataque do São José. Mas não aconteceu.
Agora, Internacional e Aimoré se enfrentam nas finais do Gauchão Sub-20. A equipe de São Leopoldo garantiu seu lugar na Copa São Paulo do ano que vem. A segunda vaga ficou com o Zeca, por ter campanha superior ao Ypiranga, também eliminado nas semifinais. Aliás, o São José encerrou o Gauchão com três pontos à frente do Inter e nove à frente do Aimoré.
A equipe Júnior ainda tem reservado no calendário do segundo semestre a Copa FGF Sub-19.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA