NOTÍCIAS

Uma semana para recarregar as energias

Depois de uma maratona de quatro jogos em duas semanas na arrancada do Gauchão, depois da vitória do último domingo, o grupo de jogadores terá uma semana para recarregar as energias para a sequência do campeonato. O São José volta a campo somente no domingo, às 18h, no Estádio Centenário, contra o Caxias.
"Será um tempo bom, primeiro, para descansar e recuperar os atletas. O ritmo foi intenso até aqui e, depois será novamente. Também será a primeira vez durante o campeonato que teremos mais de um ou dois dias para treinamentos. Conseguiremos trabalhar um pouco mais o nosso sistema de jogo e outros ajustes", avalia o técnico Rafael Jaques.
A expectativa é de que, com a parada, finalmente a comissão técnica possa contar com o grupo de jogadores completo, possivelmente, já na partida na Serra. São esperados os retornos de jogadores como o meia Rafinha, que, ainda durante os amistosos da pré-temporada, sentiu uma fissura óssea em um dos pés. Ele retornou aos treinamentos na última semana e agora retoma o condicionamento. Outro meia que pode se tornar uma alternativa nas próximas semanas é Ângelo. Ele fraturou um dos dedos do pé também na pré-temporada. 
Com uma lesão muscular, o atacante Porcellis é outro que tem seu retorno avaliado para a partida em Caxias do Sul. O volante Mateus Santiago, recém contratado junto ao Grêmio, também recupera-se de uma lesão e pode ser outra novidade no grupo de atletas disponíveis para os próximos jogos.
E, se o descanso é bom para a recuperação de todos os jogadores que vêm atuando, melhor ainda para o zagueiro Teco, que foi poupado na última partida. Há um planejamento para o melhor aproveitamento do zagueiro sem o risco de desgaste excessivo. Depois da reapresentação, com trabalho regenerativo, nesta segunda-feira, os jogadores receberam folga na terça. A partir desta quarta, até sábado antes de partir para a Serra, os treinos serão no CT Helio Dourado, em Eldorado do Sul, para que os jogadores se readaptem ao gramado natural, já que os dois próximos jogos _ Caxias e São Luiz _ serão longe do Passo d'Areia.
"Serão dois jogos complicados e difíceis como têm sido todas as partidas deste Gauchão. Nessa etapa do campeonato, ninguém se arrisca muito, porque todos ainda estão com o mesmo objetivo de sobreviver na competição. Então, principalmente fora de casa, saber jogar com inteligência e paciência será ainda mais importante", diz o treinador.
Antes do início do campeonato, a direção de futebol projetava, nas primeiras quatro partidas, somar pelo menos sete pontos. Até agora, foram nove. 
"Vencer os três jogos que tínhamos em casa e sabermos que poderíamos ter somado pelo menos um ponto em Veranópolis certamente nos dará força para esses dois jogos fora. Tranquilidade, ninguém tem no campeonato ainda, mas os pontos que já somamos nos dão mais segurança", diz Jaques.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA