NOTÍCIAS

Zeca atropela o Metropolitano no Passo

Sim. O placar mostra exatamente o que se viu no chuvoso Passo d'Areia na tarde deste sábado. Vitória por 4 a 0 do São José sobre o Metropolitano na estreia do Zeca em casa neste Brasileirão Série D. Estreante no clube, o centroavante Mateus Totô mostrou logo a que veio. Marcou duas vezes. Rafinha também anotou o seu e ainda teve o gol contra do zagueiro Júnior Fella, da equipe catarinense. E poderia ter sido mais. Wagner marcou no primeiro tempo, mas o lance foi anulado. A vitória leva o Zeca aos primeiros três pontos na competição e agora a equipe de China Balbino ocupa a liderança provisória do Grupo A17.
E se o resultado foi justo, ele também aconteceu ao natural. Imagine o cenário perfeito imaginado por um treinador. Aquele em que os jogadores executam em campo exatamente o que treinaram durante a semana inteira. Neste sábado, China Balbino certamente teve essa recompensa pelo seu trabalho. A cada dia da semana a os jogadores repetiram a circulação da bola, a marcação pressão e a escapada às pressões. E ainda a chegada à linha de fundo com qualidade, para pifar os finalizadores.
"Nós trabalhamos exatamente isso o que fizemos em campo. E dessa maneira como o time joga, eu acho que é o ideal para o meu estilo. Temos meias muito bons, e jogadas, tanto de linha de fundo como de infiltração rápidas. Facilita demais", avalia o estreante Mateus Totô.
Foi assim logo aos 7 minutos de jogo. Depois de uma combinação de alta qualidade com Rafinha, o lateral-esquerdo Dudu Mandai ingressou na área e não fez um cruzamento, mas um passe por elevação, direto na cabeça de Mateus dentro da pequena área. Ele não perdoou o desolado goleiro. Bola de testa para o chão, sem chances de defesa e o placar aberto no Passo.
GOLEADA - A partir daí, o que já se ensaiava como um controle de jogo virou superioridade total. Aos 14, Rafinha cobrou falta no canto, mas o goleiro espalmou. Aos 21, foi Clayton quem tentou no chute cruzado.
O placar seria ampliado três minutos depois. Mais uma vez, Rafinha puxou a jogada ofensiva e, da entrada da área, ergueu com força para a área. Mateus Totô pressionou o zagueiro, que se antecipou. E fez contra: 2 a 0.
Nem parecia que a chuva era torrencial, porque o treinamento da semana fluía naturalmente dentro de campo. Aos 37, Dudu Mandai serviu outra vez pelo alto em cobrança de falta. Wagner subiu mais alto que todos e marcou o gol, mas foi anulado. A goleada seria desenhada aos 44 minutos de jogo. Com uma pintura de lance. Foi quase um minuto de troca de passes desde o meio-campo até Clayton servir a Mateus Totô na entrada da área. Ele teve a calma de esperar o goleiro sair e tocar por cobertura para fazer o 3 a 0.
Na segunda etapa, o jogo perdeu um pouco da intensidade. E o Metropolitano seguiu sem sequer chutar a gol. Aos 31 minutos, a partida foi definida em outra bola erguida açucarada por Dudu Mandai. Ele encontrou Rafinha sozinho na área. O meia nem saltou. Só complementou de cabeça no canto. Final de jogo, 4 a 0.
"Foi uma partida muito importante para a confiança no nosso trabalho. Sabíamos que esse jogo era chave e estudamos muito o jogo dos adversários. Era fundamental à nossa busca pela classificação, porque aqui, na nossa casa, somos muito fortes. Provamos mais uma vez", valoriza o técnico China Balbino.
O Zeca volta a campo no próximo domingo, em Cornélio Procópio, no Paraná, contra o PSTC. E para China Balbino, a partida já tem um significado.
"É a nossa próxima decisão", resume.

(Imagem: Fernando Potrick/Gama)

FICHA DO JOGO: São José x Metropolitano

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA