NOTÍCIAS

Zeca bate o Paraná e abre distância para a zona de rebaixamento

Foi com qualidade com a bola no pé? Foi. Foi com garra para garantir a vantagem em cada dividida no meio de campo? Foi também. Foi no jogo peleado para garantir o resultado positivo? Foi, e muito. No final, o São José passou pelo Paraná, fazendo 1 a 0, na noite deste domingo, no Passo d'Areia, pelo Brasileirão Série C. O único gol da partida foi marcado por Cláudio Maradona, aos 5 minutos de jogo.
O gol era resultado de um início de jogo avassalador da equipe comandada pelo técnico Pingo. Logo no primeiro minuto, Everton Bala, que havia sofrido falta ao lado da área, cobrou com precisão e por muito pouco Mazola não completou de cabeça para o gol. Dois minutos depois, o cruzamento veio do outro lado. Maradona lançou rasante na área, Mazola se esticou todo e não encostou na bola por detalhe.
Até que, aos 5 minutos, Everton Bala tocou para o meio da área, Mazola desviou de cabeça, forçando uma defesa milagrosa do goleiro. O que o defensor adversário não contava era com o excelente posicionamento de Maradona, que só teve o trabalho de completar para a rede: 1 a 0.
Em um confronto decisivo como este, alguém poderia pensar que o Zeca passaria a segurar o resultado. Que nada. A velocidade ofensiva do time estava altíssima, e Mazola conseguiu roubar a bola dos zagueiros aos 8 minutos, tirou do goleiro e tentou tocar por cobertura, mas a bola passou caprichosa sobre a goleira. Aos 15, Maradona avançou em alta velocidade pela esquerda e chutou cruzado. Por um detalhe a bola acertou mansamente a trave.
O primeiro chute a gol do Paraná só aconteceu aos 25 minutos, em cobrança de falta defendida por Fábio. Ele ainda faria mais uma grande defesa na primeira etapa, mas quem realmente criava as chances para marcar era o São José. Aos 31 minutos, por pouco Maradona não marcou mais um. No lance anterior, Crystopher havia lançado pelo chão para Everton Bala, que acabou chegando um pouquinho depois do goleiro na bola.
Aos 42, Everton Bala avançou pela esquerda e rolou para trás, e outra vez o goleiro salvou quando Mazola faria a conclusão na pequena área. A última grande oportunidade da primeira metade do jogo surgiu em cabeçada de Jadson, que passou raspando a trave.
Na volta do intervalo, o São José teria pela frente um adversário ainda mais desesperado. E isso acabou transformando o ambiente do jogo. Abusando das bolas alçadas à área, o Paraná avançava e esbarrava em grande atuação da dupla Bruno Jesus e Jadson. Quem tinha as melhores chances para marcar em cada escapada ofensiva ainda era o Zeca.
Por duas vezes Cláudio Maradona cruzou para Mazola, mas a marcação levou vantagem. Aos 26, Leilson, que acabara de substituir Mazola, aproveitou uma falha da defesa adversária e por muito pouco não marcou por cobertura. Cinco minutos depois, CLáudio Maradona teve a grande chance do segundo tempo. Arrancou em velocidade pela direita e ficou cara a cara com o goleiro, que fez milagrosa defesa. O Zeca ainda teria outra incrível oportunidade, com Luiz Eduardo, que também entrou no segundo tempo, acertando o travessão com a cabeçada.
Já nos acréscimos, o nervosismo do adversário, que fica mais distante na zona de rebaixamento, aflorou. Em um lance de lateral, iniciou um empurra-empurra, que terminou com dois expulsos no lado paranaense e Gabriel Castro, no banco do São José, também expulso.
"Tivemos as oportunidades para definir a partida ainda no primeiro tempo. Tivemos volume, a posse de bola e a criação de muitas chances de gol, mas não marcamos. Aí o jogo ficou brigado, que não é uma característica muito nossa. Mas o importante era este resultado. Vencemos um adversário direto e temos ainda quatro decisões. Eu quero vencer e ver até onde chegaremos", disse o técnico Pingo ao final da partida.
A vitória garante seis pontos de vantagem ao Zeca em relação à zona de rebaixamento. Mas, como tem dito desde a chegada ao Passo d'Areia, Pingo reforça que ainda há possibilidade de classificação à segunda fase. O Zeca está a nove pontos do G4, restando quatro partidas. Duas no Passo e duas fora. A próxima, na sexta à noite, no interior paulista, contra o Mirassol, que é adversário direto.

Imagem: Eduardo Torres Divulgação/EC São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA