Dizem que jogo embarrado tem aquela cara de Gauchão à moda antiga. Uma das marcas do futebol do nosso estado é justamente nunca se entregar e lutar, literalmente, até o último instante. Pois na tarde desta quarta, o São José entregou o pacote completo em Passo Fundo. Depois de sair perdendo no começo da segunda etapa, Marquinhos Vinícius, aos 51 do segundo tempo, garantiu o 1 a 1 que, dois minutos depois, quase se tornou uma virada.
O empate diante do Gaúcho leva o Zeca aos 11 pontos na tabela e mantém o empate com o Gaúcho na vice-liderança da Copa FGF, porém, com um jogo a menos. Testando três jogos para o fim da primeira fase, a equipe mantém uma invencibilidade de nove jogos n temporada e fica a apenas dois pontos da liderança da Copa, também com um jogo a menos que o atual líder.
“Foi um ponto conquistado contra um adversário muito organizado e qualificado, que vinha também de uma boa sequência de vitórias. E teve todo o aspecto do campo, alagado, que prejudicou as duas equipe. E num cenário desses, buscar um resultado adverso no segundo tempo não é fácil. Os jogadores estão de parabéns pelo espírito de competição que têm demonstrado”, disse o técnico Rogério Zimmermann após a partida.
Depois de muita chuva entre a madrugada e a manhã desta quarta, o campo da Arena Be8 estava bastante prejudicado e com poças em todas as partes. Foi neste contexto que a partida iniciou, é que o Zeca logo tomou conta. Sem que os donos da casa sequer chutassem a gol na primeira metade do jogo, o ataque do Zeca tentava ultrapassar a água e criar as oportunidades.
Por duas vezes, em chutes perigosos, Gabriel Terra e Giovane Gomez chutaram com perigo, ma o gol foi evitado. E no final do primeiro tempo, Neko cabeceou após cobrança de falta de Rafael Carrilho, dando muito trabalho ao goleiro.
Na segunda etapa, o Gaúcho tentava pressionar, mas tinha dificuldades em ganhar espaços, até que aos 23 minutos, em um cruzamento na área, os donos da casa abriram o placar.
A partir daí, o Zeca passou a pressionar o adversário. Marquinhos Vinicius e Marco quase fizeram em chutes da entrada da área. Depois de muitos cruzamentos e tentativas de conclusão, nos acréscimos, aos 51, Marquinhos Vinicius deu o peixinho e empurrou para as redes para completar um cruzamento para as redes e fazer o 1 a 1.
Na sequência, Giovane Gomez desviou após um novo cruzamento e o goleiro fez um milagre para evitar a virada do Zeca.
Nesta partida, Rogério Zimmermann levou o Zeca a campo com Fábio Rampi; Neko (Marquinhos), Tiago Pedra (Rafael Dumas), Jadson e Lailson; Rafael Carrilho, Gabriel Terra (Nonato) e Edinho (Marco); Marquinhos Vinícius, Renê (Márcio Jonatan) e Giovane Gomez.
A nota negativa da partida ficou por conta da lesão no joelho esquerdo do zagueiro Tiago Pedra,, que precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. O jogador será avaliado nos próximos dias para se saber a gravidade da lesão. O Zeca volta a campo pela Copa FGF na quinta da próxima semana, diante do São Paulo, de Rio Grande , no Passo.