NOTÍCIAS

Zeca derruba os donos da casa e vence na estreia da Copa São Paulo

Estratégia é palavra de ordem no time do São José que disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na tarde desta quinta, a gurizada seguiu à risca o que havia planejado para o confronto de estreia contra o Paulista, em Jundiaí. E deu resultado: o atacante Lucca marcou o gol da vitória por 1 a 0 a 1 minuto do segundo tempo, justamente em uma jogada de transição rápida para o ataque. O Zeca larga na liderança do grupo 20 da competição e, no domingo, enfrenta o Avaí na partida que classifcará por antecipação o vencedor.
A partida iniciada às 14h sob o forte calor de Jundiaí tinha bom público. Eram cerca de quatro mil torcedores empurrando os donos da casa e, dentro de campo, o Paulista tentava corresponder a essa expectativa. Toda a iniciativa foi deles na primeira etapa. Aos comandados do técnico João Pedro Kaefer Lock cabia a paciência, conforme o planejado.
"TIvemos um início de jogo muto abaixo do nosso normal. A equipe sentiu um pouco a estreia e o campo muto diferente do que estamos acostumados. É grande e pesado. Levou um tempo para adaptação", diz o treinador.
A partir dos 30 minutos de jogo, o que era uma tentativa de pressão da equipe de Jundiaí, sempre bem bloqueada pelo setor defensivo do Zeca, virou algo mais concreto. Foram pelo menos três oportunidades, e aí apareceu o goleiro Lorenzo, o caçula do São José na Copa São Paulo.
"Até deu uma ansiedade antes de estrear, mas depois que o jogo começa, nem dá tempo de pensar nisso. É só jogar e fazer o que treinamos", diz o goleiro.
Graças a essas defesas, a partida foi para o intervalo com placar igualado em 0 a 0. Era o momento para aquilo que foi planejado ser reforçado por João Pedro no vestiário.
"Voltamos mais organizados e com mais atitude para o segundo tempo", lembra o atacante Lucca.
João Pedro pedia que a equipe retomasse a importânica de agredir o adversário no momento em que retomasse a posse de bola. Foi ouvido.
Logo no primeiro minuto da etapa final, Wandinho teve a chance, mas não conseguiu concluir. No lance seguinte, ainda antes do segundo minuto, o lateral Josué carregou em velocidade para o fundo e cruzou. A bola encontrou Lucca na segunda trave. Ele só teve o trabalho de botar para dentro do gol.
"Nesse tipo de competição, quando surge a chance, tem que botar para dentro. Vamos aproveitar todas as oportunidades que surgirem", diz o atacante.
Foram cerca de 15 minutos de controle do Zeca na partida. Wandinho chegou a ser derrubado dentro da área, mas a arbitragem assinalou falta fora. Depois, na base do desespero, o Paulista tentou reagir, e nem os sete minutos de acréscimos dados pela arbitragem foram suficientes para vencer a defesa do São José.
Na segunda partida da tarde, o Avaí fez 1 a 0 sobre o Red Bull Brasil, e igualou a liderança com o Zeca. Os dois clubes se enfrentam às 16h de domingo. E a preocupação de João Pedro Kaefer Lock é com o desgaste grande deste primeiro confronto.
"Vamos trabalhar mais leve com os atletas até domingo. Estaremos prontos para mais um desafio", avalia.

(Imagem: Thiago Batista/Esporte Jundiaí)

FICHA DO JOGO: Paulista 0x1 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA