NOTÍCIAS

Zeca domina o jogo, mas acaba eliminado na Copa do Brasil Sub-20

A Gurizada do Zeca foi gente grande de verdade na tarde deste domingo no Passo d'Areia. Encarando o Botafogo, a equipe Sub-20 do São José foi brava, dominou o confronto e propôs o jogo durante os 90 minutos do jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. O resultado final foi um empate em 1 a 1, insuficiente para garantir que o Zeca avançasse para uma histórica quarta de final da competição nacional, mas manteve a escrita de que o São José nunca foi derrotado em casa pela Copa do Brasil, e deixou a certeza de que a base do Zeca é forte e renderá frutos já neste Brasileirão Série C.
"Fizemos um confronto e tivemos um desempenho, acredito, que seria suficiente para a garantir uma classificação. Fomos propositivos e conseguimos ter o controle em uma partida contra uma das principais categorias de base do Brasil", avalia o técnico Gabriel Carvalho.
A proposta do técnico Gabriel Carvalho era de que o São José fosse realmente propositivo em busca da vitória necessária para reverter os 2 a 0 do primerio jogo das oitavas, no Rio de Janeiro. E logo no primeiro minuto, o lateral Daniel avançou e cruzou com efeito para que o goleiro adversário quase se complicasse. Dois minutos depois, Petty foi ao fundo e cruzou para Neco chutar sobre o gol. Aos 8, foi a vez de Liucas Moura completar de primeira em novo cruzamento de Petty, e a bola passou sobre o gol.
Tamanha insistência teve resultado aos 16 minutos, quando Davis cobrou falta da esquerda, em um levantamento na área. A zaga tirou, mas a bola encontrou Petty no rebote na entrada da área. O atacante acertou um voleio de primeira, certeiro no gol: 1 a 0.
O gol aumentou ainda mais o ímpeto do Zeca, e acuou o Botafogo. Aos 29 minutos, Davis encontrou um espaço pelo meio e rolou para Elisson na entrada da área, ele rolou para o meio, onde Lucas Moura chegou a completar para a rede, mas a arbitragem assinalou um impedimento duvidoso.
Na primeira jogada perigosa que o Botafogo criou na partida, aos 33 minutos. Em um cruzamento na área, o chute saiu forte, em direção ao ângulo. Seberi fez uma defesa espetacular. Mas quando todos os jogadores já se posicionavam na área para o escanteio, o árbitro apontou para a marca do pênalti. Alegou que a defesa do Zeca cometeu pênalti em um suposto toque de mão. Inexistente. Pênalti cobrado e o empate no placar: 1 a 1.
"Foi um intervalo difícil, precisamos recolocar a cabeça dos meninos no lugar, porque todos estavam muito indignados. Apesar do prejuízo por um pênalti inexistente, era preciso manter a calma porque tínhamos muito jogo pela frente", lembra o técnico.
E que retorno. O Zeca voltou para a etapa final ainda mais dominante na partida. No primeiro minuto, Johann fez grande jogada pela esquerda, cruzou para Petty, que rolou para Neco. De fora da área ele soltou a bomba. O goleiro fez grande defesa. Aos 15 minutos, foi Johann quem recebeu o cruzamento na área e chutou forte, de primeira, para mais uma vez o goleiro salvar.
Aos 39 minutos da etapa final, surgiu a principal chance para o Zeca voltar a ficar perto da vaga. Davis recebeu na área e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Lucas Moura cobrou, mas o goleiro acabou defendendo, terminando com as últimas esperanças para que o São José chegasse às quartas de final.
"Acredito que esses meninos deram uma excelente demonstração de que terão muito boas condições de encarar bem uma oportunidade na equipe profissional. Este é o nosso principal objetivo aqui, entregar o maior número possível de atletas para o time de cima, e com a melhor condição possível de aproveitar a oportunidade", valoriza Gabriel Carvalho.
Agora, a categoria Sub-20 aguarda a definição do calendário do Gauchão Sub-20 para voltar a campo.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA