NOTÍCIAS

Zeca domina semifinal, mas sofre empate no fim

O torcedor do São José pode ter uma certeza: a decisão da semifinal, de quarta-feira, em Pelotas, já começou. No vestiário, ao final da primeira partida contra o Brasil de Pelotas, no Passo d'Areia, o clima entre os jogadores era de indignação e inconformidade após o empate em 1 a 1 na noite deste domingo. É que a equipe comandada por Rafael Jaques fez 90 minutos de luxo. Bem verdade que desperdiçou diversas oportunidades de gol que poderiam resolver a semifinal, mas marcou com Fábio, de pênalti, no último lance do primeiro tempo, e não conseguiu ampliar o placar. O rival, sem muita força para ameaçar o gol do Zeca, encontrou o gol de empate em 1 a 1 nos minutos finais de jogo, com Heverton completando uma bola cruzada na área. Houve confusão após o empate. O árbitro auxiliar havia marcado impedimento de dois jogadores do Brasil e não correu para o centro do campo. Ele, no entanto, foi contrariado pelo árbitro principal, que confirmou a validade do gol.
"Seguramente foi uma das nossas melhores atuações do ano, controlamos o jogo, buscamos o ataque o tempo todo e agredimos o adversário, garantindo a consistência defensiva. Temos todas as condições de jogarmos e sermos superiores lá", diz o técnico Rafael Jaques.
Depois de 10 minutos de muita movimentação, sem que nenhum dos times exercesse superioridade em campo, o controle do São José começou a aparecer. Aos 11 minutos, Márcio Jonatan finalizou a gol e a bola passou muito perto. No minuto seguinte, ele voltou a aparecer bem no ataque e serviu Kelvin, mas o atacante concluiu por cima do gol. Àquela altura, o controle da partida já estava configurado, e a insistência ofensiva da equipe de Rafael Jaques era visível.
Aos 34 minutos, Kelvin arriscou de fora da área e a bola passou muito perto. Já aos 45 minutos, foi Dudu Mandai quem tentou invadir a área do Brasil e foi derrubado: pênalti. O goleiro Fábio cobrou e garantiu seu segundo gol neste Gauchão.
No retorno à segunda etapa, a pressão do Zeca só aumentou. Logo no primeiro minuto, Clayton cobrou falta com maestria, colocando na cabeça de Éverton Alemão. Ele cabeceou e o goleiro espalmou. Depois, aos 12 minutos, foi a vez de Bruno Jesus cabecear para uma defesa espetacular do goleiro pelotense. Na sequência, Éverton Alemão cobrou mais uma falta da intermediária. Desta vez, o goleiro adversário se esticou e evitou que o São José ampliasse o marcador. Três minutos depois, Clayton cobrou falta e quase acertou o ângulo. 
Era uma verdadeira blitz do Zeca. Aos 20 minutos, Felipe Guedes conduziu a bola até o fundo e rolou açucarada para Márcio Jonatan, o atacante, porém, concluiu para fora. O São José voltaria a levar perigo aos 34 minutos, quando Márcio Jonatan recebeu da entrada da área e concluiu já sem goleiro. A zaga salvou. No minuto seguinte, Clayton recebeu o passe de Matheusinho e acabou concluindo alta, para fora. Aos 36, foi a vez de Kelvin perder a grande oportunidade de ampliar o placar. Ele recebeu livre e avançou contra o goleiro, mas acabou chutando longe do gol.
Quando o jogo já parecia estar resolvido, aos 45 do segundo tempo, o Brasil empatou a partida com um gol de Heverton na bola cruzada para a área.
O Gauchão tem o saldo qualificado como um dos critérios de desempate, por isso, a pequena vantagem até agora na série semifinal é do time de Pelotas. Para seguir adiante, o São José terá de vencer ou empatar em gols (a partir de 2 a 2) no Bento Freitas. Se um empate em 1 a 1 se repetir, a decisão vai para os pênaltis.  Nada que desanime o técnico Rafael Jaques.
"Teremos um jogo duro lá, mas a nossa equipe está provando um grau de maturidade muito bom. Se fizermos uma atuação no nível que tivemos neste domingo, tenho certeza que a equipe fará por merecer a classificação", avalia o treinador.
O Zeca retoma os treinos na tarde desta segunda. O último treino antes das viagem para Pelotas será na manhã de terça. Os dois trabalhos serão no Passo d'Areia.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA