NOTÍCIAS

Zeca empata amistoso na despedida do ano

Ainda não era jogo de Gauchão, mas, conforme o esperado, tudo dentro de campo indicava que era uma partida valendo três pontos. Não houve gols no Passo d'Areia, no final, São José e São Paulo ficaram no 0 a 0 no segundo amistoso do Zeca na pré-temporada e o último jogo do ano, mas isso não significa que não houve bom futebol no começo da noite do Passo. Uma das intenções de Rafael Jaques era testar em jogo quente as variações táticas que havia ensaiado na semana de treinos. E funcionou.
Nos primeiros 25 minutos de jogo, com Felipe Guedes em uma função mais adiantada, ao lado de Clayton e Rafinha na armação da equipe, sufocaram o time de Rio Grande. Foram pelo menos três chances claras de gol. Primeiro, logo aos dois minutos com Matheuzinho, que cabeceou por cima. Depois, Clayton avançou em velocidade desde o meio de campo e, ao invés de concluir, tentou servir a Matheuzinho, mas a bola correu demais. O próprio atacante teve nova chance, mas errou no momento da conclusão.
E, como se fosse realmente um jogo de campeonato, o amistoso teve até lance polêmico. Aos 41 minutos, mais uma vez Matheuzinho superou a marcação do experiente Anderson Pico, dentro da área. Estava lhe aplicando um balãozinho para concluir em gol quando foi derrubado. O árbitro não marcou pênalti.
O São Paulo limitou-se, na primeira metade do jogo, a tentativas de contra-ataque e bolas lançadas na área. Em uma delas, o atacante conseguiu cabecear e Fábio pegou sem dificuldades. Em outra, na sequência, Felupe Guedes aliviou antes da conclusão.
"O time se portou muito bem na evolução tática que esperávamos. Controlamos a partida e só não fizemos os gols que talvez definissem o jogo já no início por escolhas erradas na hora de concluir, mas vamos aprimorar. Nossa intenção também era dar ritmo de jogo maior aos atletas, e conseguimos. Demos até alguns espaços a mais ao adversário depois daquele início, mas isso vamos melhorar nas próximas semanas", acredita o treinador.
É que na segunda etapa o jogo ficou mais aberto, com os dois times buscando o gol.
"Mesmo em amistoso, ninguém quer perder. Porque todos já estão na batida do campeonato", explica Jaques.
Aos 11 minutos, Clayton iniciou grand jogada pela esquerda e serviu Porcellis na entrada da área. Ele dominou e serviu Matheuzinho. Um chutaço de primeira passou muito perto. No minuto sequinte, foi Rafinha quem tomou a iniciativa. Ele entrou na área e limpou a defesa. Serviu para o zagueiro Rafael Goiano, que chegou concluindo de primeira raspando a trave.
O São Paulo também cresceu no jogo, mas aí apareceu a segurança defensiva do Zeca. Não houve nenhuma conclusão em condições de gol para os visitantes na segudna metade do jogo.
Pelo lado do São José, ainda deu tempo de ver a variação de formação do time. O quarteto final mudou e deu um gás novo nos minutos finais. Com Juninho, que estreava, Kelvin, Igor e Márcio Jonatan, foram pelo menos outras duas boas oportunidades para marcar. Mas o amistoso terminou em 0 a 0 mesmo. O Zeca segue invicto nos amistosos do período de preparação para a temporada.
Depois da folga do Reveillón, o time retoma os treinamentos na terça. O foco será no aprimoramento das variações táticas já apresentadas no amistoso. É possível que aconteçam outros dois amistosos antes da estreia no Gauchão, dia 17, no clássico Ze-Cruz, mas não foram marcados até o momento.

(Imagem: Pablo Nunes)

FICHA DO JOGO: São José x São Paulo

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA