NOTÍCIAS

Zeca estreia com virada espetacular na Copa São Paulo

O novo ano já começou com mais um registro histórico na trajetória do São José. Na estreia da Copa São Paulo de Futebol Júnior, disputada na tarde desta quinta, o Zeca derrubou nada menos que a Chapecoense, clube de Série A, em uma virada espetacular, por 2 a 1, garantida no último minuto da partida, com um golaço do atacante Thayllon, chutando de canhota da intermediária.
O cronômetro marcava 44 minutos do segundo tempo, e completava uma resposta de alta qualidade da equipe comandada por Rafael Porto depois de muita pressão sofrida no primeiro tempo e de sair perdendo nos primeiros minutos da etapa final.
“Foi um resultado muito importante para dar moral ao grupo. Nos mostra que não somos melhores nem piores que ninguém. Foi uma vitória importante, mas o jogo já acabou e estamos focados na recuperação dos jogadores e em jogarmos o nosso destino no próximo domingo, diante da Penapolense. Ainda queremos fazer história”, garante o técnico Rafael Porto.
O personagem dos primeiros 45 minutos do Zeca na competição foi o goleiro Lorenzo. Foram pelo menos três importantes defesas contra o forte ataque catarinense, que insistia nas jogadas de infiltração na área. De certa forma, fazia parte da estratégia traçada pelo São José para este confronto.

Gol do zagueiro Manu
Gol do atacante Thayllon


“Tínhamos planejado apostar muito na organização defensiva, em nossos dois volantes e na velocidade do nosso quarteto final ofensivo. E a partir disso, investirmos nas transições ofensivas. Mas tivemos muito menos posse de bola na primeira etapa. De positivo, é que nos defendemos e corremos certo. Isso nos garantiu o gás necessário para revertermos o jogo no segundo tempo”, avalia o treinador.
E com um agravante: a Chapecoense abriu o placar aos 7 minutos da etapa final, com Pato completando a bola cruzada rasteira para a área.
O gol, no entanto, não desorganizou o Zeca. Ao contrário. A partir deste momento, foi o São José que cresceu até que, aos 17 minutos, Cadu sofreu falta ao lado da área. E aí, entrou em ação uma das jogadas fortes deste time. Tcharles cobrou falta com precisão, na cabeça do zagueiro Manu. Ele testou forte para o gol: 1 a 1.
E aí, mesmo que a Chapecoense insistisse em chegar ao ataque, quem levava perigo era o Zeca. Por duas vezes, o centroavante Josué, que entrou na segunda etapa, teve a oportunidade da virada. Tcharles, de atuação destacada pela velocidade nos flancos, cresceu ainda mais na partida, levando perigo ainda maior nos contra-ataques.
A virada aconteceu nos lances finais. Depois de uma jogada de combinação iniciada com o volante Lissandro, e um cruzamento de Murilo para Josué, a sobra seria dos defensores da Chapecoense, se Thayllon não tivesse a energia para aquece momento. Ele roubou a bola e, dali mesmo, na intermediária, acertou um chute espetacular, no ângulo: 2 a 1.
Foi a sexta vitória em 20 jogos do Zeca nas suas seis participações na Copa São Paulo. Pela primeira vez, o derrotado foi um dos clubes da Série A nacional. A equipe de Rafael Porto volta a campo no domingo defendendo a liderança do Grupo 2. O adversário, às 14h45min, será a Penapolense, dona da casa, que empatou com o Rio Preto na estreia, também nesta quinta. Uma nova vitória encaminhará a classificação do Zeca.

FICHA DO JOGO: Chapecoense 1x2 São José

GALERIA DE IMAGENS

Imagem: Sérgio Chemale

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA