NOTÍCIAS

Zeca estreia com vitória em virada emocionante

Se alguém escrevesse o roteiro de um clássico, certamente não pouparia em emoções e uma boa dose de sofrimento. Pois o roteirista deste Ze-Cruz da abertura do Gauchão 2018 caprichou. O São José saiu vencedor. Foi de virada. E com os dois gols que garantiram os três pontos nos útimos cinco minutos do tempo regulamentar. Everton Alemão, aos 40 minutos do segundo tempo, e Porcellis, aos 45, viraram a partida para a vitória por 2 a 1 do Zeca sobre o Cruzeiro, no Passo d'Areia. O Zeca arranca com uma vitória na competição e, no próximo domingo, vai à Serra enfrentar o Veranópolis no primeiro jogo fora de casa no campeonato.
Vale lembrar, era um clássico. E como tal, começou bastante nervoso. Era o Cruzeiro quem tinha maior força para chegar à frente, e o goleiro Fábio foi obrigado a duas importantes defesas no primeiro minuto. Mas, quando o cronômetro marcou 20 minutos, o cenário inverteu-se. O meia Clayton chamou o jogo para si e o São José passou a trocar passes na sua melhor característica. E os espaços surgiram. Em duas bolas cruzadas para a área em sequência, o goleiro do Cruzeiro foi obrigado a fazer grandes defesas. Aos 22, foi Clayton quem recebeu na entrada da área e chutou forte, rasteiro. A bola tinha destino, mas o goleiro fez grande intervenção. O rebote, Porcellis quase completou, mas a bola passou pelo centroavante.
Oito minutos depois, foi a vez de Matheuzinho, de grande atuação, experimentar de fora da área. Mais uma grande defesa do goleiro. Aos 30, Dudu Mandai colocou na medida para Porcellis, que completou de primeira na área, a bola passou muito perto do gol. E aos 40, novamente Porcellis cobrou falta junto à área e o goleiro se esticou para botar para fora.
Com dores no tornozelo direito, Clayton não resistiria mais 45 minutos. Foi substituído por Kelvin no intervalo. O técnico Rafael Jaques ainda promoveu outra troca. Juninho entrou no lugar de Márcio Jonatan.
"Precisávamos ter mais mobilidade na criação das jogadas", explica Jaques.
O problema é que logo no início da segunda etapa, em uma jogada sem maiores riscos, a bola chutada bateu na mão de Kelvin. O árbitro deu pênalti. Desta vez, o capitão Fábio não conseguiu evitar o gol. Kayron cobrou no meio, rasteira para botar o Cruzeiro na frente aos 5 minutos.
Aí, se o jogo já era nervoso, ficou tenso. O Zeca partiu para cima e, tentando evitar um avanço de Felipe Guedes, o atacante do Cruzeiro, Saraiva, acabou expulso ao cometer falta forte. Com mais espaço para buscara reação, Jaques arriscou. Sacou Teco para a entrada do centroavante Matheus Totô.
"Precisávamos de mais presença na área. Era obrigatório pressionar eles. E o Everton Alemão, que tem velocidade, assim como o Rafael Goiano, nos resguardariam de contra-ataques", diz o treinador.
Os riveis bem que tentaram matar o jogo em duas chegadas fortes. Mas o goeiro Fábio, se não conseguiu evitar o pênalti, manteve a sua média de milagres por jogo. Salvou duas vezes.
No ataque, a pressão era contínua, mas as oportunidades raras. Aos 29, a bola cruzou na frente do gol três vezes, com os zagueiros salvando. O drama começou ater contornos favoráveis ao Zeca aos 40 minutos. Na cobrança de escanteio, Everton Alemão antecipou-se aos zagueiros na segunda trave e, com alta qualidade, testou na gaveta: 1 a 1.
"Eu consegui levar a melhor na área e botei a cabeça como a bola veio. Nosso time estava melhor, conseguimos botar a bola no chão. Merecíamos buscar o resultado", diz o volante.
E a pressão seguiu. Aos 45, o lateral Dudu Mandai _ o maior garçom da última temporada _ apareceu na sua especialidade. Foi ao fundo e colocou açucarada no lugar onde os camisas 9 se sentem mais à vontade. Na cabeça e dentro da área. Porcellis estava lá, Fez pose e testou sem chances de defesa para o goleiro. A virada estava consumada. São José 2 a 1 no clássico Ze-Cruz 163.
"Estrear com vitória e com o gol é sempre o ideal para um centroavante. Dá moral. Mas o mais importante é que eu consegui ter uma boa atuação e colaborar com o time", diz o atacante.
Ao avaliar o jogo, o técnico Rafael Jaques enumerou a sequência de oportunidades de gols e o volume de jogo da equipe.
"Fomos melhores, e o resultado acabou premiando isso", diz.
O grupo de jogadores se reapresenta na tarde desta quinta, no Passo. Os atletas que não atuaram na estreia fazem, às 17h, um jogo-treino contra o Aimoré em São Leopoldo.

(Imagem: Pablo Nunes)

FICHA DO JOGO: São José 2x1 Cruzeiro

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA