NOTÍCIAS

Zeca goleia o Inter e sai na frente nas quartas da Copa

Uma atuação segura, com intensidade do começo ao fim, garantiu ao São José uma arrancada arrasadora nas quartas-de-final da Copa Paulo Sant'Ana. Na primeira partida decisiva no clássico contra o Internacional, a equipe do técnico Rafael Jaques atropelou por 3 a 0 e levou uma vantagem importante para a segunda partida decisiva, no próximo final de semana. A prova de que o ritmo da equipe se manteve durante os mais de 90 minutos apareceu no placar. Clayton abriu o marcador logo aos 3 minutos de jogo e, depois de mais um gol de pênalti do goleiro-artilheiro Fábio, aos 21 do segundo tempo, o atacante Mateus Totô, que havia entrado na segunda etapa, completou a goleada aos 46 minutos finais.
A proposta do Zeca na primeira partida decisiva deu sua amostra logo naquele momento em que geralmente os adversários se estudam. O centroavante Flávio Torres, de atuação destacada na função de encarar os zagueiros colorados, ganhou a bola no alto, servindo para a entrada em velocidade do meia Clayton às costas dos zagueiros. Bom, com o meia cara a cara com o goleiro, o torcedor do Zeca já sabe o que acontece. Ele teve toda a tranquilidade para chutar cruzado, rasteiro, sem chances de defesa: 1 a 0, com 3 minutos de partida.
Era o sinal para que a segunda parte da proposta de jogo de Rafael Jaques se concretizasse. O São José continuava tendo as melhores oportunidades, como quando Flávio Torres subiu mais que todos na área e cabeceou para baixo. O goleiro fez grande defesa para escanteio. Na cobrança, o zagueiro usou a mão na área, mas a arbitragem nada marcou.
As saídas do Zeca, no entanto, só aconteciam "na boa".
"O fundamental para a nossa vitória é que nós combinamos dois fatores: respeitamos a qualidade do adversário e jogamos para vencer. Ou seja, esperávamos, marcando forte desde o campo de frente, e, quando tínhamos a bola, agredíamos eles. sempre jogando de maneira vertical, para o gol", resume o técnico.
Na volta para o segundo tempo, o Internacional, sem outra alternativa, saiu para o jogo e chegou a dominar as ações por pouco tempo, durante os primeiros minutos do jogo. Até que, aos 8, o atacante Ronald, da equipe colorada, agrediu Dudu Mandai depois de um cruzamento, em lance fora da bola. Foi expulso. Para retomar a agressividade ofensiva, desta vez com velocidade, Rafael Jaques fez, aos 15, a primeira mudança no time. Paulinho entrou no lugar de Diego Torres.
Pouco tempo depois da mudança, o Zeca passou a insistir pela direita. A bola foi erguida para Flávio Torres, que mais uma vez levou a melhor sobre os zagueiros, mas foi empurrado pelas costas e o árbitro assinalou o pênalti. O zagueiro, que já tinha cartão, foi expulso. O goleirão Fábio foi para a bola e repetiu uma cena que está virando corriqueira nessa Copa Paulo Sant'Ana: cobrou, deslocou o goleiro e botou a bola no canto, alta, 2 a 0 para o São José.
A partir daí, coube ao São José circular a bola para criar os espaços na defesa do Inter. Para isso, Jaques deu gás novo na criação e finalização das jogadas. Entraram Crystopher, Mateus Totô e Wandinho, nos lugares de Guedes, Flávio Torres e Clayton. Mais descansado e com vantagem numérica de jogadores, as chances do São José começaram a acumular. Aos 41, em um cruzamento para a área, por pouco Wandinho não completou para o gol. Três minutos depois, foi a vez de Totô errar depois de uma falha da defesa do Inter.
Mas o centroavante não perdoou quando uma nova oportunidade surgiu. Aos 46, Paulinho acreditou em uma jogada que parecia perdida na lateral da grande área. Ele cruzou na medida, para a cabeça do centroavante dentro da pequena área: 3 a 0.
"Nosso time precisará de muita maturidade para o segundo jogo. Claro que não tem nada definido, e trabalharemos a semana pensando nisso, mas é uma vantagem importante que estamos levando para lá. Claro que eu vou levar isso em consideração no planejamento para essa partida importante", avalia Rafael Jaques.
Pelo regulamento, o São José pode perder por até dois gols de diferença que estará classificado. Se for derrotado por 3 a 0, o jogo vai para os pênaltis. O empate, derrotas por um gol de diferença, ou por dois, marcando gols, garantirá o Zeca nas semifinais da Copa Paulo Sant'Ana.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA