NOTÍCIAS

Zeca, heroico, está nas oitavas da Série D

Já estamos entre os 16 melhores times do Brasileiro Série D, classificados para as oitavas de final da competição e a quatro passados do sonhado acesso à Série C. Quem lê esta frase, pode pensar que a classificação foi assim, simples e natural. Engana-se. O São José passou pelo Novo Hamburgo, na tarde deste sábado, no Passo d'Areia, em um daqueles jogos para guardar no baú das melhores histórias do clube. Teve heroísmo, sacrifício e entrega até o final. O Zeca venceu por 1 a 0 no tempo normal, com gol de cabeça do zagueiro Bruno Jesus ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, foi o momento de mostrar quem realmente queria esta classificação. Mesmo com dois jogadores expulsos — os laterais Romano e Márcio Lima — e com Bruno Jesus praticamente sem condições de caminhar, seguir em campo já que as três substituições já haviam sido feitas por Rafael Jaques, a equipe teve força para levar o jogo até o final e, nos pênaltis, o maior pegador de pênaltis do futebol gaúcho entrou em cena outra vez. Fábio pegou duas cobranças — e já havia defendido um no tempo normal — e o Zeca venceu por 3 a 2.
Assim como já havia acontecido na última segunda-feira, o confronto gaúcho pela segunda fase da Série D foi marcado por equilíbrio total desde os primeiros lances da partida. Se o Zeca tentava a iniciativa ofensiva, com um forte sistema de marcação, o Novo Hamburgo rondava a área do São José em contra-ataques. Foram mais de dez minutos de jogo sem nenhuma oportunidade de gol, até que aos 13 minutos, Janderson arriscou de fora e a bola passou perto. Aos 24, outra vez Janderson teve a chance ao receber passe de Alexandre. Ele deu um chapéu no zagueiro dentro da área e acabou concluindo pressionado pelo goleiro. Na sobra, por pouco Canhoto não marcou.
O Zeca insistia e, aos 38, em falta cobrada da intermediária ofensiva, Alexandre colocou com precisão a bola na cabeça de Bruno Jesus, que apareceu livre na área para desviar e fazer o 1 a 0 que, naquele momento, igualava a decisão.
Na volta para a segunda etapa, quando o São José começava a dominar o meio de campo, os visitantes tiveram a grande chance para empatar. Em um cruzamento na área aos 17 minutos, o árbitro deu pênalti para o Novo Hamburgo.
Fidélis cobrou e Fábio fez uma espetacular defesa no canto esquerdo, mantendo a vantagem do Zeca e a igualdade nos 180 minutos.
O gol acordou ainda mais a equipe comandada por Rafael Jaques. Em bola erguida para a área, por pouco Romano não conseguiu completar. Até quase 30 minutos, só o São José atacava e conseguia encurralar o Novo Hamburgo. Eis que o jogo sofreu uma nova reviravolta. Aos 37 minutos, o árbitro deu o segundo cartão amarelo para Romano, que acabou expulso. Três minutos depois, Bruno Jesus lesionou-se mas, àquela altura, Kelvin já havia entrado no lugar de Canhoto, Karl no lugar de Felipe Guedes e Wagner no de Fabiano. O zagueirão, valente, voltou para o campo. E os visitantes partiram para a pressão com uma scuessão de bolas erguidas na área, mas sem conclusão.
A partida se encaminhava para o final e, aos 48 minutos, o árbitro expulsou Márcio Lima, também pelo segundo amarelo. Ainda restavam três minutos para o São José resistir. No último lance do jogo, Branquinho, do Novo Hamburgo, também foi expulso ao agredir o volante Karl.
A partida foi para os pênaltis e o drama só aumentou.
Primeiro, Zotti cobrou no travessão e poderia representar vantagem ao São José, mas aí Fábio cobrou e o goleiro Carlão defendeu. Na sequência, Janderson, Alexandre e Karl marcariam para o Zeca. O Novo Hamburgo acertou a segunda e a terceira cobranças. Até que Fidélis foi para a bola e cobrou novamente no canto esquerdo de Fábio. O capitão defendeu. Na última cobrança, João Paulo tentou, e Fábio se esticou para garantir a classificação do Zeca.
Agora, o São José espera o jogo de domingo, entre Tubarão e Brusque, em Santa Catarina, para saber qual será o adversário nas oitavas de final. Independente do adversário, a decisão será novamente no Passo. Com a vitória deste sábado, o Zeca chega a 21 pontos no geral, e terminará a fase com a primeira ou segunda melhor campanha da competição, inalcançável por qualquer um dos catarinenses.

GALERIA DE IMAGENS 

FICHA DO JOGO: São José 1x0 Novo Hamburgo (Pênaltis: 3x2)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA