NOTÍCIAS

Zeca luta até o fim, mas acaba eliminado no Acre

O São José foi bravo, brigou até os acréscimos do jogo no Estádio Florestão. Mas não foi dessa vez que o acesso ao Brasileiro Série C aconteceu. Faltou um gol para a vaga nas semifinais da Série D. O segundo confronto das quartas de final contra o Atlético Acreano acabou 1 a 1 na noite deste domingo. Combinado com a derrota em Porto Alegre, por 1 a 0, na semana passada, a vaga ficou com a equipe do Acre.
No final da partida, ainda abalado pela eliminação, o técnico China Balbino agradeceu à torcida pelo apoio até o final:
"Eu nunca vi nada igual a essa torcida. Uma torcida jovem, sem recursos, e que nunca deixa de ser fiel. Agradeço a Deus pela oportunidade de trabalhar nessa equipe e construir minha história aqui dentro. Tenho muito a agradecer".
Como já havia acontecido em todas as partidas fora de Porto Alegre nesta competição, a torcida do Zeca cruzou o Brasil e estava presente no Florestão.
Dentro de campo, a estratégia criada pelo técnico estava bem definida. Bem posicionada em campo, a equipe forçaria, aos poucos, a abertura de espaços na defesa acreana. Mas, assim como havia acontecido no primeiro duelo, o futebol pregou outra peça ao São José. Logo aos 6 minutos de jogo, o time da casa acertou a troca de passes rápida e avançou pela área. Fábio ainda tento impedir o gol, mas Rafael acertou na conclusão, fazendo o 1 a 0 para o Atlético.
Na prática, o gol mantinha a obrigação ao São José de fazer dois gols para se classificar no tempo normal. A possibilidade de pênaltis, no entanto, estava acabada naquele momento. E não faltou organização para que o Zeca buscasse o resultado necessário. Em poucos minutos, quem tinha a iniciativa e o controle territorial da partida era o São José.
Aos 19 minutos, Diego Torres, completando de cabeça a bola cruzada na área, teve a primeira grande oportunidade. Venceu o goleiro, mas a zaga salvou em cima da linha. O meia teria outra chance, em cobrança de falta, aos 34 minutos de jogo. Desta vez, o goleiro espalmou para salvar.
No último minuto da primeira etapa, aconteceu o lance polêmico que poderia ter transformado a decisão. Depois de Rafinha tentar a conclusão, Diego Torres apanhou o rebote. O zagueiro o Atlético usou as mãos dentro da área para desviar a bola, que acabou em nova espalmada do goleiro. O árbitro nada marcou. Eram 48 minutos de partida e o primeiro tempo foi encerrado com confusão no gramado.
Na segunda etapa, o controle do jogo se concretizou. Dessa vez, porém, as chances de gol escassearam. China Balbino mexeu no time. Luiz Felipe, Matheus Totô e Clayton foram substituídos por Márcio Jonatan, Anderson Canhoto e Flávio Torres. Aos poucos, a presença na área aumentou, mas o cansaço provocado pelos quase 40 graus de temperatura também pesava a favor do Atlético, que voltou a criar oportunidades.
Na base do abafa, aos 44 minutos, em nova bola cruzada na área, Flávio Torres ajeitou a bola e completou bonito, de bicicleta, para igualar o marcador. A arbitragem havia determinado cinco minutos de acréscimo. Era a chance de buscar o gol que faltava para a vaga, mas aí prevaleceu a catimba do time local, que desde os primeiros minutos do segundo tempo já havia começado o cai-cai.
Com o empate, o São José está fora da Série D. Para voltar à competição do próximo ano, será preciso vencer a Copa Paulo Sant'Ana _ na verdade o tricampeonato da Copinha. Na próxima quinta, o Zeca já começa essa nova jornada enfrentando o Aimoré, em São Leopoldo.

(Imagem Manoel Façanha/Jornal Opinião)

FICHA DO JOGO: Atlético-AC 1x1 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA