NOTÍCIAS

Zeca passa pelo Xavante e já está no G8

Era um confronto direto. A exigência era de mais uma vitória para ingressar na zona de classificação do Gauchão. O adversário era um dos integrantes da Série B do Brasileiro. Horas antes do apito inicial, pela ausência da Brigada Militar, foi definido que a partida entre São José e Brasil de Pelotas teria portões fechados. E quem disse que todos esses elementos tirariam a calma e concentração da equipe comandada por China Balbino? No final, a vitória por 2 a 1 sobre os pelotenses no Estádio Passo d'Areia aconteceu com a marca do amadurecimento. Com gols do zagueiro Claudinho e do artilheiro do Gauchão, o meia Rafinha, o Zeca agora ingressa no G8 do campeonato.
Durante os preparativos para o jogo, China Balbino avisava: este seria um jogo de paciência. Dentro de campo, os jogadores entenderam o recado. Em pouco tempo, o controle do jogo já era completo do São José. E foi assim em praticamente toda a partida. O Brasil de Pelotas terminou o jogo com apenas três chutes a gol. O São José, por outro lado, com a bola no chão e a cabeça no lugar, aos 15 minutos criou a primeira chance clara de gol. Clayton serviu com precisão para Rafinha em velocidade na área. Ele chutou forte e rasteira, a bola passou perto.
Três minutos depois, aconteceu o primeiro gol do jogo. O zagueiro Claudinho desvencilhou-se da marcação na cobrança de falta lateral de Dudu Mandai e, na grande área, cumprimentou, certeiro, de cabeça para o chão, abrindo o placar. 
O gol deu ainda mais segurança ao Zeca. E o segundo não aconteceu por detalhe minutos depois, quando Paulinho recebeu o passe na entrada da área e chutou de primeria. A bola estourou no pé da trave. A arbitragem, porém, marcou impedimento.
GOLAÇO - Na volta para a segunda etapa, quando os visitantes ensaiavam uma reação, veio a afirmação do São José e do artilheiro do Gauchão. Aos 9 minutos, Rafinha recebeu fora da área e colocou com maestria, no ângulo, contra um goleiro Eduardo Martini imóvel. Marcou o seu quinto gol na competição, chegando ao topo da artilharia.
Com o 2 a 0 no placar, o time de China Balbino passou a explorar os contra-ataques, com Clayton, Rafinha, Jô e Paulinho levando pânico à defesa do Brasil. Em um desses lances, aos 36 minutos, Rafinha serviu a Jô na entrada da área. Ele chutou na saída do goleiro, que fez um milagre defendendo com os pés. E o que já estava veloz, ficou mais rápido ainda quando Paulinho deu lugar a Cláudio Maradona. Marcel e Márcio Jonatan ainda entraram na partida nos lugares de Clayton e Jô.
O Brasil ainda tentava escapar e, aos 41 minutos, em uma bola lançada alta para a área, Leandro Leite desviou de cabeça e diminuiu o marcador para 2 a 1. O Zeca, porém, era o dono do jogo. Dois minutos depois, em cruzamento na medida do lateral Alexandre Bindé, Cláudio Maradona cabeceou na pequena área. A bola passou perto. A vitória do São José _ a segunda no Gauchão _, estava selada.
O São José chegou a 10 pontos, na oitava colocação. A equipe volta a campo na próxima quinta, em Rio Grande, para enfrentar o São Paulo.

(Imagem: Itamar Aguiar/Agência Freelancer)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA