NOTÍCIAS

Zeca perde clássico e definição da vaga é adiada

Não faltou luta, nem futebol aos comandados de China Balbino no clássico contra o Internacional na tarde deste domingo, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Também não faltou polêmica na arbitragem, em um pênalti a favor do Zeca, unânime entre os especialistas da imprensa, que a arbitragem não assinalou na segunda etapa. Não faltou estreia com uma grata novidade ao torcedor do São José nos pés do meia-atacante Anderson Canhoto, que entrou no segundo tempo e marcou um gol. Não faltou nem uma atuação digna de maestro do meia Clayton.  No final, no entanto, o Zeca saiu derrotado por 2 a 1. 
Mesmo com o resultado negativo, o São José permanece na zona de classificação, agora em sétimo lugar, com 13 pontos. Resta um empate na última rodada, contra o Juventude, em Caxias do Sul, para garantir um lugar entre os classificados à segunda fase. Matematicamente, o risco de rebaixamento foi encerrado também neste domingo.
Tratava-se de mais um confronto direto no caminho do São José neste Gauchão. E logo nos primeiros minutos o Zeca mostrou que não se encolheria diante do Inter, e que Clayton comandaria as ações ofensivas do time. No domínio dos primeiros minutos, porém, faltavam as conclusões a gol. 
Foi assim logo aos 7 minutos, quando o meia partiu para cima da defesa colorada e, na sobra, Alexandre Bindé acabou concluindo de longe sem muito perigo. Aos 17, foi a vez de Paulinho pressionar a defesa adversária e roubar a bola na intermediária. Ele demorou, porém, para concluir e a bola sobrou outra vez. Cláudio Maradona chutou perto.
CRUZAMENTOS - Aos poucos, o Internacional acabou equilibrando as ações e passou a explorar a sua especialidade com as bolas alçadas na área. Em uma delas, aos 37 de jogo, a bola passou perto. Na sequência, o goleiro Fábio fez grande defesa. A insistência dos colorados surtiu efeito no último minuto da primeira etapa. Brenner antecipou-se dentro da área e concluiu de cabeça para fazer 1 a 0 para o Inter. O golpe não foi assimilado no vestiário e, aos 5 minutos da segunda etapa, Dalessandro recebeu passe em profundidade, às costas dos marcadores, e conseguiu servir a Roberson, que ampliou para 2 a 0.
Os gols serviram para China Balbino lançar mão das opções no banco e chacoalhar o time. Alberto deu lugar a Jean Roberto no meio de campo. No ataque, Cláudio Maradona saiu para Marcio Jonatan entrar no jogo, e pouco tempo depois, Rafinha foi substituído por Anderson Canhoto. Em pouco tempo, o estilo de jogar do São José estava retomado. A bola voltava a circular pelos pés de Clayton, o maestro que distribuía as jogadas ofensivas. 
PRESSÃO - Foi assim aos 21 minutos, quando deu início à jogada que acabou sobrando para Marcio Jonatan cara a cara com o goleiro. Ele chegou antes na bola e deslocou de Danilo Fernandes, que, com um carrinho, derrubou o atacante dentro da área. O árbitro Roger Goulart titubeou, e não marcou a penalidade máxima. O lance polêmico acabou dando mais ímpeto ao Zeca e, aos 25 minutos, Clayton deu novo passe milimétrico. Anderson Canhoto surgiu diante do zagueiro do Inter e teve toda a tranquilidade para, em velocidade, tocar na saída do goleiro e diminuir o marcador para 2 a 1.
Seis minutos depois, Paulinho fez grande jogada, passando por três defensores rivais e servindo novamente ao Canhoto. Ele chutou rasteiro e cruzado, mas dessa vez Danilo Fernandes fez um milagre. Aos 35, foi a vez de Marcio Jonatan receber o lançamento preciso de Clayton entre os zagueiros do Inter. Ele chutou forte, alto, e o goleiro fez outra grande defesa. Anderson Canhoto voltaria a levar perigo aos 39 minutos da etapa final. Alexandre Bindé cruzou e ele tentou de primeira da entrada da pequena área, mas a bola passou raspando a trave.
A pressão do São José permanecia. Só foi desfeita quando a catimba dos jogadores do Internacional não foi coibida pela arbitragem nos minutos finais.
Com a derrota, o Zeca foca suas energias ao confronto da última rodada, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Na tarde desta segunda os jogadores já se reapresentam no Estádio Passo d'Areia. No dia seguinte, voltam à concentração para o jogo de quarta-feira.

(Imagem: Zero Hora)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA