NOTÍCIAS

Zeca soma primeiro ponto na estreia da Copa FGF

A forte chuva, reforçada por muito vento eram um indicativo de jogo com muitos obstáculos a ser disputado no estádio Vermelhão da Serra, na estreia do São José pela Copa FGF Troféu Zagallo na noite desta quarta, diante do Passo Fundo. E o Zeca adaptou-se bem, foi superior ao adversário e poderia ter saído dali com. Uma vitória. Acabou com o empate em 1 a 1, com participação direta da arbitragem desastrosa, esta sim, um obstáculo a mais no duro confronto.

"Temos que ter um pouco de paciência, porque a Copa FGF é usada para dar experiência a alguns árbitros. Eu prefiro sair daqui satisfeito pela nossa equipe ter buscado o jogo e fazer o gol o tempo inteiro. Durante todo o tempo tivemos a iniciativa e criamos as oportunidades. Mesmo jogando fora de casa Cintra um adversário forte, poderíamos ter estreado com vitória", disse ao final do jogo o técnico Rogério Zimmermann.

Depois dos primeiros minutos em que o Passo Fundo tentou ter iniciativa, com muitas bolas alçadas na área, o Zeca conseguiu controlar as ações e,, aos poucos, fazendo com que todo o jogo se desenvolvesse na intermediária ofensiva.

Foi dali que Edinho quase marcou com um chutaço de fora da área, aos 18 minutos. No minuto seguinte, pressionando a saída de bola adversária, Douglas roubou a bola e serviu Edinho. Ele chutou muito perto do gol.

A pressão surtiu efeito aos 39 minutos, quando Gabriel Terra cruzou na medida para Renê desviar de cabeça e deslocar do goleiro para fazer o 1 a 0.

Aí veio o segundo tempo, e com ele, a arbitragem confusa que comprometeu o jogo. Aos 9 minutos, Douglas puxava o contra ataque e só foi parado por um golpe do zagueiro, com o braço em seu peito. O defensor do Passo Fundo já tinha cartão amarelo, então o árbitro nem falta marcou.

Cinco minutos depois, em um cruzamento despretensioso e sem qualquer dificuldade para visualizar a jogada, o árbitro marcou um pênalti quando Danielzinho interceptou a bola entre a barriga e a coxa. Na cobrança,  Fábio Rampi voou para a bola e por muito pouco não defendeu. O jogo estava empatado.

E quem disse que o gol empolgou os donos da casa? Não. Após esse lance, o goleiro Fábio não precisou mais trabalhar. Só o Zeca atacava. E, na reta final do jogo, a pressão se acentuou.

Primeiro com Tiago Pedra no cabeceio, depois, com Marquinhos de primeira e a bola raspando a trave. Emerson quase marcou em cruzamento de Marquinhos e, já nos acréscimos, Douglas cabeceou muito perto.

Foi também nos minutos além do tempo regulamentar que a arbitragem deixou de marcar pênalti sofrido por Evaristo, quando ele iria concluir para o gol aberto.

Com o empate, o Zeca soma 1 ponto na tabela, com um jogo disputado, dois a menos que os adversários, ocupando o sétimo lugar.

Nesta partida, o técnico Rogério Zimmermann levou a campo Fábio Rampi; Danielzinho (Matheuzinho), Tiago Pedra, Jadson e Lailson; Rafael Carrilho, Gabriel Terra (Evaristo) e Edinho (Marco); Renê (Emerson), Marquinhos Vinícius (Marquinhos) e Douglas.

Por uma decisão da FGF, atendendo ao pedido do adversário,  diferente do que aconteceu em 2023, quando o São José disputava a fase final da Série C simultaneamente à Copa FGF, o jogo contra o Ypiranga, que aconteceria na próxima quarta, foi adiado. Com isso, a equipe só  volta a jogar em duas semanas.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA