NOTÍCIAS

Zeca supera pressão e vence com autoridade em Rio Grande

Defina força aérea. Pois é, no Passo d'Areia este conceito atende por dois nomes: Wagner e Claudinho. 
Os dois zagueiros que formam as torres gêmeas com a responsabilidade de guarnecer o goleiro Fábio, na noite desta quinta-feira, dentro da fogueira do Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, foram gigantes nas duas áreas. Primeiro, seguraram o ímpeto ofensivo do São Paulo nos primeiros 45 minutos de jogo. Depois, na segunda etapa, resolveram a partida, cada um com um gol de cabeça, e foram determinantes para a vitória com autoridade do São José, por 3 a 1, com o terceiro gol marcado pelo centroavante Paulinho, sobre o time da Região Sul do Estado. A terceira vitória consecutiva no Gauchão reverte por completo o papel da equipe comandada por China Balbino na tabela de classificação. O Zeca já ocupa o sexto lugar, briga por uma vaga na segunda fase, e está praticamente livre do rebaixamento.
Como era de se esperar, o clima não era nada amistoso para o Zeca. Desde o lado de fora do estádio, a torcida local se encarregava de transformar aquilo em um caldeirão. O que eles não contavam era com a calma que é característica desta equipe comandada por China Balbino. O São Paulo logo partiu para cima, aumentando aquela fervura, mas encararam especialistas em acabar com aquele clima. Na defesa, Wagner e Claudinho aliviavam aquela pressão, os laterais Dudu Mandai e Alexandre Bindé assumiam os papéis de válvulas de escape, Alberto e Felipe Guedes, no meio, eram os espanadores para espantar a volta da pressão. Rafinha, Clayton, Jô e o sempre brigador Paulinho logo apareciam com a água fria para acalmar de vez tanta fervura naquele confronto direto.
Eram 20 minutos de jogo quando o Zeca deu a primeira resposta vigorosa ao que o São Paulo apresentava. Claudinho cabeceou e a bola passou muito perto do gol. Cinco minutos depois, Rafinha criou grande jogada e serviu a Felipe Guedes, que chutou próximo do gol. Aos 33, foi a vez de Jô criar boa jogada dentro da área. O goleiro defendeu. Na sequência, Paulinho disputou bola com a defesa adversária e o goleiro Roballo mais uma vez evitou que o São José abrisse o placar.
Nos últimos minutos da primeira etapa, em nova escapada, Alexandre Bindé chutou cruzado depois de uma jogada ensaiada.
A CALMA - O empate no intervalo não satisfazia o técnico China Balbino, que deu o recado na rádio local:
"Precisamos ter mais calma, e jogar".
E não é que mais uma vez o recado do treinador chegou com precisão aos jogadores. A segunda etapa do Zeca foi uma apresentação de gala.
Logo aos 8 minutos, Dudu Mandai cobrou falta. Na cabeçada de Claudinho, a bola encontrou a trave. Felipe Guedes insistiu, novamente de cabeça, e o goleiro fez milagre.
Era um presságio do que viria pela frente. Aos 14, novamente Dudu cobrou falta cruzada. Dessa vez, encontrou o zagueiro Wagner para cumprimentar de cabeça e fazer o 1 a 0. 
Mas aquela era uma fervura ainda não apagada. E o gol foi como uma gota de óleo para agitar as coisas. Foi aí que outro especialista na tal calma preconizada por China apareceu. Fábio evitou o que seria o gol de empate do Sâo Paulo aos 17 minutos. Aí sim, mostrou que o time de especialistas da Capital havia controlado o Estádio Aldo Dapuzzo.
Pouco tempo depois, o goleiro Roballo salvou duas vezes em uma sequênica de jogadas de Paulinho. Ele, no entanto, nem teve o que fazer aos 37 da etapa final. Na cobrança de escanteio, Claudinho subiu livre na marca do pênalti e colocou de cabeça onde o goleiro não chegaria: 2 a 0.
Com o resultado encaminhado, os donos da casa desesperaram-se. Aos 39 minutos, Felipe Guedes errou nova oportunidade. No rebote, porém, Everton Alemão, que havia substituído Jô minutos antes, foi derrubado na área. O centroavante Paulinho, artilheiro da Copinha no ano passado, e que ainda vivia um jejum de gols em 2017, partiu para a cobrança. Forte, certeiro, para chutar para longe a zica e fazer 3 a 0.
No último minuto do tempo regulamentar, Rafael Pilões ainda fez o gol de honra do São Paulo.
No domingo, o São José tem mais um confronto direto _ dessa vez na briga para garantir um lugar na segunda fase _ contra o Internacional. Com mando de campo do Zeca, o jogo será no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.

(Imagem: Itamar Aguiar/Agência Freelancer)

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA