NOTÍCIAS

Zeca vence com atuação de luxo no Paraná

A brincadeira conhecida em todo o Brasil é bem simples: quando um jogador marca três gols em um jogo, pede música. Mas e quando o time inteiro joga por música e termina o jogo, fora de casa, com uma vitória incontestável por 3 a 1? Bom, aí nem precisa pedir a música. Ela toca ao natural. Na tarde deste domingo, jogando em Cornélio Procópio, no Norte do Paraná, o São José foi dono da partida contra o PSTC do começo ao fim. A vitória, com goles de Kelvin, Mateus Totô e Rafinha determinou a manutenção da liderança do Grupo A17 do Brasileirão Série D ao final do primeiro turno. Das três partidas restantes na primeira fase, duas o Zeca jogará em casa. A próxima, justamente contra os paranaenses no Passo d'Areia.
"Tínhamos essa partida como um momento chave para a nossa busca pela classificação. Agora, é o próximo jogo", avalia o técnico China Balbino.
Foi ele quem comandou a orquestra do Zeca em campo no Paraná. E como todo bom conjunto, exige muito treinamento para não errar sequer uma nota. Exatamente como havia acontecido na rodada anterior, todos os fundamentos treinados foram perfeitamente desenhados na partida.
"Foi resultado de uma semana muito bem trabalhada, com muita consciência dos jogadores sobre o que precisava ser neutralizado na equipe adversária. Sabíamos que eles tinham a transição de jogo e os contra-ataques muito fortes, com alta velocidade. Isso nos incomodou um pouco no início do jogo, e corremos riscos, mas fizemos a correção. Depois controlamos a partida", avalia o treinador.
POSSE DE BOLA - Sim. O melhor momento do PSTC foi nos primeiros 10 minutos, mas aí, Bruno Jesus, que é zagueiro de origem e atuou como lateral-direito na ausência de Marcel, mostrou porque China Balbino apostou nele para a função. O lateral anulou a principal peça ofensiva do time local, que não conseguiu criar chances de gol. Quem logo começou a controlar a bola foi o São José. Aí a qualidade na armação de jogadas sobressaiu. 
Aos 20 minutos, Rafinha costurou a defesa rival e serviu a Clayton na área. Ele marcaria, mas a arbitragem assinalou impedimento. Seis minutos depois, novamente em uma combinação de passes a partir do meio de campo, Kelvin recebeu e viu o espaço abrir para a conclusão. Confiante, chutou. A bola tocou no gramado antes de chegar ao gol e enganou o goleiro: 1 a 0.
Se a posse de bola e combinação de jogadas estavam azeitadas como haviam sido treinadas, era o momento da orquestra demonstrar outro acorde: a pressão na saída de bola adversária. Aos 39, Dudu Mandai avançou e apertou a zaga do PSTC. Tomou a bola de um defensor e só teve o trabalho de rolar para Mateus Totô completar para o 2 a 0.
O intervalo poderia muito bem ter servido para os donos da casa mudarem uma realidade que estava colocada pelos comandados de China Balbino. O que o PSTC não contava era com o papo dele no vestiário.
SUPREMACIA - "Sabíamos que eles tentariam inverter o lado e forçar alguma jogada de velocidade. Tratamos de encaixar a nossa saída de jogo para surpreender as costas deles", conta China.
Então o que era controle de jogo se tornou supremacia. Aos 7, Rafinha foi desarmado quando sairia na cara do gol. Aos 15 Felipe Guedes apareceu para concluir de fora da área e a bola passou perto. Aos 21, por muito pouco o centroavante Mateus Totô não marcou outro.
Eram preparativos para o acorde final. Como uma orquestra bem sincronizada, o movimento se repetiu. Exatamente como fizera na goleada contra o Metropolitano, aos 25 minutos da segunda etapa, Dudu Mandai avançou para o campo ofensivo e deu um verdadeiro passe pelo alto para Rafinha, sozinho na área, só cumprimentar para o 3 a 0.
O PSTC ainda tentaria alguma reação, Conseguiu um pênalti ao acaso, quando a bola cobrada de escanteio desviou na mão de um defensor do Zeca. Rafael Leal cobrou aos 29 e fez o gol de honra dos donos da casa. Mais do que isso, o time de Cornélio Procópio foi incapaz de mostrar contra os "ritmistas" do Zeca. Neste domingo, eles, coletivamente, tocaram a música para a torcida do São José.
Com este resultado, o Zeca chega aos seis pontos em três jogos e termina o primeiro turno com oito gols marcados e apenas três sofridos. Saldo de cinco gols, superior ao saldo de um gol do Ituano, que passou pelo Metropolitano em Blumenau com resultado de 1 a 0 neste domingo e também tem seis pontos na tabela.

(Imagem: Carol Ferezini/Oficial PSTC)

FICHA DO JOGO: PSTC 1 x 3 São José

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA