NOTÍCIAS

Zeca vence e garante a permanência na Série C em 2021

Ao final da tarde abafada de sábado, o momento foi de respirar aliviado no Passo d'Areia. O risco de rebaixamento no Brasileirão Série C está finalmente afastado. E aconteceu da maneira historicamente mais simbólica possível. Nosso goleiro e capitão, figura central de todas as conquistas dos últimos anos, Fábio, foi quem marcou os dois gols, de pênalti, que decretaram a vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma.
Com este resultado, o Zeca chega a 20 pontos, com cinco vitórias. Números que deixam o time, restando ainda uma rodada para o final da primeira fase da competição, sem poder ser alcançado pelos adversários que estão no Z2. Já não há chances de classificação à segunda fase. O certo é que o Zeca está na Série C em 2021.
Na tarde deste sabado, a postura do São José foi parceira do calor. Marcação intensa em todos os setores do campo, que sufocaram os catarinenses. Logo aos 6 minutos, Luiz Eduardo serviria Cláudio Maradona na área. Ele alcançou a bola, o zagueiro, só a perna do atacante: pênalti. Fábio cobrou com segurança, deslocando o goleiro, para fazer o 1 a 0.
E quem seguiu insistindo foi o São José. Aos 16 minutos, Kelvin atropelou os zagueiros adversários e rolou para Felipe Guedes, que acabou chutando para fora. Aos 34, outra vez Kelvin avançou e, em combinação com Luiz Eduardo, chutou forte de fora da área, mas o goleiro pegou. Aos 45, outra vez Kelvin avançou em alta velocidade e chutou da entrada da área buscando o ângulo. A bola passou raspando a trave. 
Ja nos acréscimos, só o milagre do goleiro evitou o que seria o segundo gol do Zeca. Kelvin chutou forte, rasteiro, e o goleiro espalmou. No rebote, Maradona tentou de primeira, e o goleiro fez nova grande defesa.
Na segunda etapa, o Criciúma conseguiu respirar, avançou sua marcação e chegou a levar perigo, As duas principais oportunidades dos visitantes aconteceram aos 7 e aos 16 minutos da etapa final, em chutes cruzados que passaram muito perto.
Mas o São José continuava perigoso nas jogadas em velocidade no ataque. Primeiro, Maradona avançou em velocidade contra a marcação, driblou dois, e já dentro da área foi derrubado, mas nada foi marcado. Aos 26, também em alta velocidade, foi Kelvin quem avançou pela esquerda, limpou toda a marcação e driblou até o goleiro. Rolou a bola para o gol, mas mansamente ela acabou saindo para a linha de fundo.
Era o prenúncio do que viria sete minutos depois. Foi quando Alexandre rolou pelo meio para Maradona avançar para dentro da área e ser derrubado. Pênalti!
Outra vez, Fábio cobrou com extrema tranquilidade para determinar o 2 a 0. E o fim da angústia do Zeca na competição.
"Eu conheço e participei da construção da história recente deste clube. Agradeço muito a confiança dos dirigentes que entregaram a mim essa missão. Infelizmente não conseguimos nos classificar desta vez, mas mantivemos o São José na Série C. Foi muito trabalho para chegar até aqui, não poderíamos deixar o clube ser rebaixado", disse o técnico China Balbino ao final da partida.
O Zeca volta a campo pela Série C no próximo sábado para enfrentar o Ypiranga, em Erechim. Uma vitória garantirá mais pontos no ranking da CBF. Antes disso, porém, o Zeca encara o Riopardense, na quarta, pela Copa Ibsen Pinheiro, no Passo d'Areia.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA