NOTÍCIAS

Zeca vence em noite de artilheiro de Éverton Alemão

O jogo da noite de quarta-feira, diante do Novo Hamburgo, era tratado no Passo d'Areia como uma das partidas chaves na competição. E, neste tipo de partida, às vezes a dedicação, o esforço e a persistência são fundamentais para determinar a vitória. E quem melhor do que o agora volante Éverton Alemão para representar este espírito do Zeca dentro de campo? Pois a noite foi dele. Em uma partida onde o São José buscou o ataque a todo momento contra uma equipe que tratou de se defender e distribuir balões, Alemão acertou dois chutaços de fora da área para marcar no segundo tempo seus dois gols, que agora o levam a três na competição. O volante fecha a quarta-feira como artilheiro do Gauchão. Os visitantes ainda descontaram em um lance bastante controverso. O árbitro deu gol para o Novo Hamburgo emuma defesa feita por Fábio, alegando que a bola havia ultrapassado a linha do gol.
Logo nos primeiros movimentos da partida, ficou claro quem teria a iniciativa. Em uma bela combinação entre Marcel, Matheuzinho e Clayton, o meia acabou se livrando dos zagueiros e servindo ao centroavante Mateus Totô na entrada da pequena área. Ele concluiu de primeira, e a bola passou muito perto. O jogo tinha apenas dois minutos. Diante dessa iniciativa, o Novo Hamburgo respondeu com balões para longe e faltas em sequência, nem sempre coibidas pela arbitragem. Tratava-se de um ferrolho diante da área.
Para quebrar este bloqueio, o São José buscou o jogo aére e, por duas vezes, o goleiro e os zagueiros da equipe do Vale do Sinos conseguiram impedir que, justamente Éverton Alemão, surgisse sozinho para fazr o gol. Aos 25 minutos, foi Mateus Totô quem cruzou rasante, o goleiro foi vencido no lance e Kelvin, por muito pouco, não chegou antes do defensor para marcar. A única oportunidade do Novo Hamburgo no primeiro tempo aconteceu aos 28 minutos. Depois do escanteio, a bola foi cabeceada dentro da pequena área, à queima roupa, e Fábio foi ágil para segurar firme. 
"Temos trabalhado muito com a necesidade de paciência dos jogadores, para evitar precipitação em jogos como esse. Temos a característica da troca de passes e busca de espaços, sem pressa. O torcedor está de parabéns pela paciência que teve. Quem assistiu ao jogo, viu que os nossos jogadores estavam insistindo e trabalhando a bola. Nós queríamos jogar", valoriza o técnico Rafael Jaques.
Pois na volta para o segundo tempo, além da paciência para encontrar os espaços pelo chão, o ímpeto dos atacantes do Zeca também voltou renovado. Como resposta, a rispidez na marcação também foi multiplicada. Em uma mesma jogada, Clayton e Dudu Mandai sofreram entradas duras. Nenhuma foi coibida com falta. O nó que estava tomando conta da partida só foi desfeito aos 25 minutos, quando Éverton Aemão recebeu na linha que divide o campo e não estava marcado. O volante avançou e soltou a bomba rasteira. Golaço para abrir o placar no Passo d'Areia.
"Trabalhamos muito a finalização de fora da área, mesmo quando jogo como zagueiro. Tive a felicidade de acertar nesta noite e ajudar o nosso time", diz o tímido artilheiro do Zeca.
O gol acabou abrindo espaços para novas oportunidades. O maestro Clayton chamava o jogo para si, assim como Kelvin e Matheuzinho enlouqueciam os marcadores. Rafael Jaques fez a primeira troca, com a entrada de Márcioo Jonatan no lugar de Mateus Totô. Aí a mobilidade tonteou os zagueiros. Foi em um destes lances que Clayton acabou derrubado na intermediária. Éverton Alemão cobrou a falta, forte, furando a barreira, aos 34 minutos da segunda etapa. A bola passou debaixo do goleiro e estufou a rede: 2 a 0.
A partida se encaminharia para um desfecho, provavelmente, ainda mais positivo ao Zeca. Juninho substituiu Kelvin, renovando o gás para jogadas de velocidade. Mas, aos 37, já sem muitas alternativas para reagir, o Novo Hamburgo outra vez tentou a bola área ofensiva. Fábio espamou no primeiro lance. Na volta, o meia Juninho cabeceou do jeito que conseguiu. O goleirão deu um passo para trás e voltou a pegar firme a bola. Mas, no entendimento da arbitragem, ele pegou dentro do gol. 
A redução no marcador deu uma animada nos visitantes, que passaram a insistir nas bolas alçadas na área. Aí Rafael Jaques fez a última troca. O zagueirão Ícaro substituiu Clayton e garantiu a consistência para resistir à pressão por cima. Garantiu a importante vitória no Passo d'Areia.
Com esta vitória, o Zeca chega a seis pontos na competição e ocupa a quarta colocação na tabela. No próximo domingo, o advers´rio será o Grêmio, oura vez no Passo.
"Será mais um jogo duro e importantíssimo para nós; Acredito que será um jogo mais bonito de se ver, com duas equipes que propõem o jogo. Trabalharemos para controlar a partida e conseguirmos o resultado positivo", resume o treinador.

(Imagens: Pablo Nunes)

FICHA DO JOGO: São José 2 x1 Novo Hamburgo

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA