NOTÍCIAS

Zeca vence no Passo e chega à inédita liderança da Série C

O cronômetro marcava 17 minutos do segundo tempo. O atacante Matheusinho recebeu em velocidade na direita, uma bola na medida para a sua especialidade. E ele fez o que sabe fazer, entortou o marcador, gingou para cá e para lá e viu o espacinho se abrir para rolar a bola até o meia Rafael Tavares, na entrada da grande área. Com um movimento de corpo, ele atraiu o marcador e viu Karl infiltrar no espaço aberto. Tocou para ele como quem dá uma tacada suave na mesa de sinuca. Karl poderia concluir, mas o São José tem um matador. Ele teve a tranquilidade para dar uma bola rolada com sutileza para o outro lado da pequena área, onde Luiz Eduardo, o 9, entrava para completar para as redes.
Um golaço coletivo para ser aplaudido de pé e curtido com o tamanho que ele teve. Determinou o 2 a 0 do Zeca sobre a Tombense no Passo d’Areia, na tarde deste sábado, e levou, pelo menos provisoriamente, o São José à liderança do Grupo B do Brasileiro Série C, com 17 pontos. Antes, na primeira etapa, Rafael Tavares havia aberto o placar.
“É claro que é importante esta liderança provisória, mas não estamos nos orientando por isso. Ser líder não é o nosso objetivo, pelo menos não neste momento. Não podemos esquecer que somos o clube estreante na competição neste grupo, e que todos os bons resultados que temos conquistado são fruto de muita entrega de todos e de um trabalho coletivo excelente de todos os jogadores. Nós temos um primeiro objetivo, que é o de manter na Série C. Então, quando somarmos uns 23, 24 pontos, aí poderemos focar lá em cima com tranquilidade. E para isso acontecer, é importante termos o G4 sempre na mira”, disse, ao final do jogo, o técnico Rafael Jaques.

GALERIA DE IMAGENS

Logo aos 6 minutos de jogo, Karl levantou na medida para Matheusinho subir com liberdade cara a cara com o goleiro, mas ele não acertou a cabeçada. Parecia que iniciava ali uma vitória fácil. Ledo engano. Estamos na Série C, e como em praticamente todas as partidas da competição, para garantir a boa fase com resultados positivos, seria necessário ter paciência. Paciência e uma boa dose de segurança defensiva. Porque, se as chances de gol não surgiam para o Zeca, tampouco os adversários conseguiam passar da intermediária. Foi assim durante todo o jogo. A Tombense não criou jogadas de gol.
Se tudo dependia da forma como o Zeca conseguiria quebrar a marcação adversária, era preciso insistir. E a pressão iniciou a partir da metade do primeiro tempo. Aos 24 minutos, Matheusinho fez fila e invadiu a área, rolando rasteira para Luiz Eduardo, mas a zaga afastou antes.
Três minutos depois, a bola chegou outra vez pelo chão na área. Luiz Eduardo não conseguiu concluir, mas Rafael Tavares chegou chutando de perna direita, enganando o goleiro: 1 a 0.
No segundo tempo, a força ofensiva do Zeca ganhou mais espaços. Até que aos 17 minutos aconteceu aquela pintura de gol. O quinto de Luiz Eduardo no Brasileiro Série C. Ele fica a apenas dois da artilharia da competição.
E aí, com o 2 a 0 no placar, o São José passou a ser ainda mais senhor do jogo. E com uma ajudinha dos mineiros. Aos 23 minutos, o lateral-direito da Tombense, Bruno, foi expulso ao fazer falta violenta em Dudu Mandai.
A partida passou a ser administrada e, nos minutos finais, por muito pouco Dudu Mandai, e depois Éverton Júnior não tornaram o placar ainda mais dilatado.
“Essa liderança é resultado do nosso ambiente de trabalho, com todos trabalhando juntos, como uma família mesmo. Não tem como não funcionar. Vamos seguir no caminho, com o pezinho no chão, que as coisas são certo”, disse o meia Rafael Tavares no final da partida.
O Zeca volta a campo no começo da noite do próximo sábado, dia 6, fora de casa, contra o Luverdense.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA