NOTÍCIAS

Zeca volta a marcar gols e garante a classificação fora de casa

O jogo tinha cara e cenário de decisão ao melhor estilo do Gauchão. O campo encharcado no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, anunciava, na tarde deste domingo, um confronto ainda mais acirrado entre São José e Avenida. Os dois dependiam da vitória para definir seus destinos na competição, e quem se deu melhor foi o Zeca. Vitória por 3 a 1 e classificação garantida para a segunda fase, com uma rodada de antecipação. Com a derrota, o Avenida acabou rebaixado.
Justamente para fugir da degola, os donos da casa trataram de mostrar suas armas logo nos primeiros lances. Com jogadas duras, punidas com dois cartões amarelos antes da primeira metade da primeira etapa, o Avenida tentava ganhar espaços no campo, mas deixava desguarnecida a sua defesa. Foi assim que, aos 20 minutos, Márcio Jonatan, bem posicionado na entrada da área, apanhou de primeira o rebote de um lançamento para a área. A bola ainda desviou no gramado molhado e tirou qualquer possibilidade de defesa para o goleiro adversário: 1 a 0 para o Zeca.
O gol incendiou ainda mais o jogo, e o Avenida partiu para cima, mas quem levava mais perigo era o São José. Aos 30, Matheusinho tentou de fora da área, a bola desviou na defesa e, por muito pouco, não enganou o goleiro. Aos 41, em cobrança de escanteio, Rafael Goiano subiu mais alto que todos e testou. A bola passou raspando o travessão. No minuto seguinte, a mesma jogada, mas aí Tássio cabeceou sobre o gol, com muito perigo. 
Aos 44, Tiago Pará serviu para Rafael Tavares, de fora da área, dominar e soltar a bomba, baixa. O goleiro ainda desviou e a bola entrou com força na rede: 2 a 0 no final do primeiro tempo.
"Irmos para o intervalo com este placar foi muito importante, porque deixou o time da casa em uma situação ainda mais incômoda. Obrigou nosso time a resistir, e nos saímos muito bem nestas circunstâncias de jogo", disse Rafael Jaques no final da partida.

GALERIA DE IMAGENS

Mas o Zeca também tinha problemas no intervalo. Logo após marcar o gol, Tavares sentiu a coxa e precisou ser suibstituído. Gonzalo foi a campo, mas não teve muito tempo para mostrar algo. Depois de levar amarelo aos 13 minutos, ele acabou expulso aos 20. Antes, Marcelo já havia substituído Dudu Mandai, na lateral-esquerda. Com um a menos, Rafael Jaques foi obrigado a reforçar a defesa. Aí Wagner foi a campo no lugar de Matheusinho.
A esta altura, os donos da casa faziam pressão total. Aos 5 minutos, Fábio fez grande defesa. Aos 18, novamente ele buscou em um chute de fora da área. Aos 20, o Avenida acertou a trave e três minutos depois, Fábio fez uma defesa fantástica, barrando a conclusão do atacante após um cruzamento.
Mas, depois de tantas bolas erguidas para a área do Zeca, aos 30 minutos, depois de a bola pipocar na área, acabou batendo na mão de Tássio. O árbitro marcou pênalti para o time de Santa Cruz do Sul. Alexandro cobrou e reduziu o placar para 2 a 1.
Se a insistência já era grande, ficou quase total, mas o Zeca escapava. Aos 39 minutos, Tássio recebeu a bola rolada na medida por Tiago Pará, mas acabou concluindo para fora. Já os acréscimos, aos 48, Marcelo roubou uma bola na intermediária defensiva, pela lateral, e arrancou. Só foi parar na entrada da área, de onde bateu colocado para tirar do goleiro, pelo alto: 3 a 1 para o Zeca. 
"Foi uma vitória com um significado especial pela circunstância, faz o time readquirir aquela confiança para crescermos no momento certo da competição", avalia Jaques.
Com a vitória, o Zeca chega a 15 pontos, no quinto lugar. Na última rodada, quarta, às 21h30min, o São José recebe o Caxias no Passo d'Areia. Uma vitória poderá colocar o time ainda no G4.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA