NOTÍCIAS

Categorias de base se apresentam nesta semana

A segunda-feira será bastante movimentada no Passo d'Areia. As categorias Sub-15 e Sub-17 se apresentam às 14h para a abertura oficial da temporada 2018 nas categorias de base. Sob comando de Rodrigo Santos da Silva, no Infantil, e Manu Corrêa, no Juvenil, as duas categorias terão como objetivos principais o Gauchão. As disputas dos dois campeonatos começam em abril. 
"A expectativa para este ano está muito boa. Em 2017, assumimos em um momento que tinhamos a missão de recuperar técnica e psicologicamente os meninos, depois de uma participação que não foi positiva no estadual, e conseguimos fazer uma grande campanha na Copa Metropolitana. Agora, teremos um trabalho de temporada inteira. Estou muito confiante, porque o grupo é bastante qualificado", diz Manu Corrêa.
Além de alguns atletas que, em 2017, estavam no primeiro ano da categoria Sub-17, boa parte dos jogadores à disposição da comissão técnica é proveniente do time que, no ano passado, fez excelentes campanhas nas competições do Sub-15, inclusive conquistando o Mundialito, na Bolívia.
"São meninos que ainda terão de passar por um processo de adaptação, porque a realidade a partir do Sub-17 muda. Eles já não terão aquela relação com a escolinha, mas com a exigênica mais dura. Teremos uma competição longa, que dá a chance para trabalhar gradualmente os talentos que temos à disposição", avalia o treinador.
No final de 2017, a equipe Sub-17 comandada por Manu terminou a Copa Metropolitana com o vice-campeonato.
Já o técnico Rodrigo Santos da Silva teve apenas uma pausa até a apresentação dos jogadores do Sub-15 nesta segunda. Ele já teve uma importante amostra da qualidade do grupo em janeiro, com a participação, e o vice-campeonato, no Mundialito, na Bolívia.
"Teremos a possibilidade de termos uma sequência de trabalho com esses atletas que estamos desenvolvendo na categoria de base. Praticamente montamos o grupo que chega no Infantil. Eles já tem experiência de terem trabalhado praticamente no mesmo ritmo do Infantil já no ano passado", explica o treinador.
Rodrigo já tinha contato com a maior parte dos meninos que se apresentam no time Infantil, e alguns deles haviam subido antecipadamente em 2017. Ele era o treinador que comandava a categoria Sub-14 em 2017. Eles terão a primeira experiência, em 2018, em competições organizadas pla federação gaúcha. Até o Sub-14, o clube disputa competições estaduais e regionais organizadas por ligas apoiadas pela FGF.
"O funil agora, no sonho desses meninos de se tornarem jogadores de futebol, vai ficando mais estreito. Cada vez mais, há necessidade deles se dedicarem ao máximo", aponta Rodrigo Santos da Silva.
No ano passado, a participação do São José no Gauchão Infantil foi excelente, chegando à semifinal.

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA