NOTÍCIAS

Do Tamanho do Brasil, a façanha do acesso nacional

É muito mais do que um nome, é o tamanho real desta façanha: do tamanho do Brasil. Porque esta foi a grandeza do feito que conquistamos no dia 8 de julho de 2018, no Estádio Passo d'Areia, quando Fábio e Márcio Jonatan marcaram no 2 a 0 sobre a Linense, colocando o São José no Brasileirão da Série C. Em 105 anos de história do clube da zona norte de Porto Alegre, este foi nosso primeiro acesso nacional. Nada mais apropriado que contar esta história pelos olhos, sentimentos e memórias de quem a construiu. E a trajetória vai muito além daqueles 90 minutos do começo de julho.
Entre o suor, a garra, a determinação e uma imensa dose de emoção, há um treinador, Rafael Jaques, que, desde criança, vive este clube. Há um goleiro que simboliza uma equipe e, em uma mesma partida, foi capaz de viver tudo o que um jogador desta posição pode viver no futebol moderno. Foi nas oitavas-de-final da Série D, diante do Tubarão, no Passo d'Areia. Naquela ocasião, Fábio Rampi defendeu uma cobrança de pênalti, converteu outro logo em seguida e, na sequência, cobrou outro, na trave. Na fase anterior, ele já havia defendido três penalidades e eliminado o Novo Hamburgo, rival estadual na competição.
"Quando minha filha pequena tiver mais consciência, vou ter orgulho de trazê-la aqui no estádio e mostrar os quadros das nossas conquistas. Porque essa é a nossa história, e a do clube. Dá muito orgulho fazer parte de tudo isso", diz o capitão no documentário.
Entre as mais de duas dezenas de depoimentos coletados ao longo dos quatro meses de produção, impossível não captar o significado do jogo decisivo pela vaga no acesso. Impossível não trazer à memória a fatídica disputa de 2017, quando o Zeca bateu na trave na disputa por uma vaga contra o Atlético Acreano. O torcedor Thallys Engel estava lá do outro lado do Brasil no ano passado, e, desta vez, esteve no Passo. E viu a história acontecer.
"Nos chamavam de loucos por ter esse sonho do acesso. Diziam que era impossível", conta.
Pois o atacante Márcio Jonatan estava lá no ano passado, e novamente no dia 8 de julho de 2018. Ele conta que pressentia algo especial para aquela tarde. E aconteceu. Foi dele o gol do acesso e da história cotada em "Do Tamanho do Brasil". 
Com roteiro, produção e direção do jornalista Eduardo Torres, e edição de imagens de Guilherme Klamt, o documentário de 31 minutos inaugura o novo canal oficial do clube no Youtube, o ZecaTube. Lá, o torcedor encontrará, além de vídeos dos gols de cada partida do São José, sempre materiais especiais com bastidores e outras histórias com o olhar do torcedor que vive o crescimento do clube do bairro.
"Do Tamanho do Brasil" teve o apoio do Grupo Aspecir, parceria da DKF Comunicação e da RWI - Rádio Web Independente, que gentilmente cedeu as narrações de cada gol do Zeca nesta histórica campanha.

Assista ao documentário: DO TAMANHO DO BRASIL — A Construção de uma Conquista

Acessa, inscreva-se e curta o ZECATUBE e fique sempre por dentro das atualizações do nosso canal.
 

NOTÍCIAS


APOIO

SIGA O ZECA